OSPA abre programação de concertos em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo

30/04/2024

Créditos: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria do Estado da Cultura (Sedac-RS), faz uma apresentação gratuita no Santuário Sagrado Coração de Jesus em São Leopoldo, na sexta-feira, 3 de maio, às 20h. O evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O Governo Estadual preparou uma programação com quatro concertos em Porto Alegre e outras sete cidades ao longo de 2024, que tem início em São Leopoldo, berço da imigração alemã no Brasil.

O concerto, regido pelo maestro Evandro Matté, é realizado com a parceria da Prefeitura de São Leopoldo e dá início à Série Interior, dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA. O prefeito, Ary Vanazzi, comemora a abertura da programação no município: “Convidamos a todos os leopoldenses e moradores das cidades da região a prestigiar esta grande apresentação da Orquestra, que é um ícone do Rio Grande do Sul, com um programa de clássicos da música erudita alemã. O dia 3 de maio, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, será um deleite para todos nós que gostamos de música, de sinfonia, de cultura bem próxima do povo”.

O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, ressalta a importância deste concerto que inaugura as apresentações da OSPA pelo Estado em referência às comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã. “Será um momento muito especial, na medida em que será realizado num espaço sagrado para todos nós”, ressalta.

Sobre o concerto

A cantora Camila Umpiérrez participa como solista convidada. Em sua estreia com a OSPA, a mezzo-soprano cantará “Ave Maria”, de Franz Schubert e "Hör' ich Cymbalkänge!", de "Zigeunerliebe", de Franz Lehár. Jovem talento que vem se destacando no canto lírico, Camila participou do projeto Ópera Estúdio em 2023 e protagonizou as recentes montagens de “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, e “Carmen”, de Bizet, no Theatro São Pedro.

A OSPA abre a apresentação com um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck (1854-1921), executando a abertura da sua ópera "Hänsel und Gretel", baseada no conto de fadas “João e Maria”. Estreada em 1893, a obra fez grande sucesso na Alemanha e continua sendo até hoje uma das óperas mais populares do repertório. Em seguida, a Orquestra executa trechos de duas obras-primas: o segundo movimento da grandiosa “Sinfonia nº 7”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e a abertura da “Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Outros dois célebres alemães estão presentes no programa: Johannes Brahms (1833-1897) com a animada “Dança Húngara nº 5” e Jacques Offenbach (1819-1880), com a abertura da opereta “Orfeu no Inferno”.

O repertório inclui também outros compositores de língua alemã: os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Franz Lehár (1870-1948). Como é tradição nos concertos da OSPA no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar.

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio da Temporada Artística: Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss. Apoio Institucional: Prefeitura de São Leopoldo e Santuário Sagrado Coração de Jesus.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

[Card: Divulgação | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Com informações da OSPA | Scom/ PMSL]