Nível do Rio dos Sinos atinge 6,29m e supera média de 2023

02/05/2024

Créditos: Valentin Thomaz

O nível do Rio do Sinos registrou 6,29m às 19h10, na Régua da Rua da Praia, superando a média registrada em 19 de junho de 2023, quando atingiu 6,18m e deixou mais de 800 famílias desabrigadas. Na enchente histórica de 1965, o Rio dos Sinos chegou a 6,48m, e não havia os diques de contenção, inundando todo o Centro e bairros de São Leopoldo.

Até o momento, mais de 400 pessoas estão desabrigadas e alojadas em 4 abrigos organizados pela Secretaria de Assistência Social (SAS): Paróquia Santo Inácio de Loyola, bairro Rio dos Sinos, Centro de Espiritualidade Padre Arturo (Cepa), Arroio da Manteiga, Associação dos Meninos e Meninas de Progresso (Ammep), Santos Dumont e CTG Candeeiro, bairro São Geraldo.

Os bairros com mais famílias desabrigadas e desalojadas são: Vicentina, Santos Dumont, Campina, Paim, Jardim Fênix, Brás, Pinheiro, São Geraldo e Feitoria.

Previsão

Nesta sexta-feira (3), com a atuação do fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas persistem sobre áreas da metade Norte, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre.

A tendência é que no sábado (4), as chuvas moderadas a pontualmente fortes sigam atuando na metade Norte do Rio Grande do Sul, com volumes entre 30 e 40 mm/dia na Serra e Litoral Norte.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

O Corpo de Bombeiros de São Leopoldo atende pelo telefone 193 ou (51) 3579-0450.

Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

[Foto: Valentin Thomaz | Texto: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb.12.480 | Scom/PMSL]