Prefeito Vanazzi emite alerta a moradores para evacuação do Arroio Cerquinha no bairro Campina

03/05/2024

Créditos: Lisandro Lorenzoni

Devido ao transbordo do dique do Arroio Cerquinha no bairro Campina, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, emitiu um alerta para evacuação imediata dos moradores do Jardim Fênix, próximos ao local. As equipes da Defesa Civil monitoram o local junto a um caminhão do Exército que está prestando auxílio no deslocamento das famílias. A orientação da prefeitura é que as pessoas se desloquem para o Ginásio Municipal ou para casa de parentes longe das áreas de alagamento.

“As pessoas precisam fazer o que as autoridades estão apontando como o necessário, vá para lugares seguros, contacte seus parentes ou vá para o Ginásio Municipal que é onde nós temos um local apropriado para receber as famílias, e assim cuidando das pessoas que mais necessitam”, afirma o prefeito Vanazzi, em relação a necessidade de deslocamento das famílias próximas aos diques e casas de bombas, principalmente do Arroio Cerquinha que transbordou na tarde desta sexta-feira, 3.

O diretor de controles de enchentes da prefeitura, Antonio Geske, explica o processo de transbordo do Arroio Cerquinha. “O fator principal de transbordar o Arroio é o remanso que faz com que suba as águas, neste momento o Arroio está sendo preso a correnteza do Rio dos Sinos, além do excesso de vegetação e de sujeira no canal”, explicou.

Medidas de enfrentamento à crise climática:

São Leopoldo tem mais de 1.000 pessoas acolhidas nos espaços, entre Ginásio Municipal, Associação Meninos e Meninas de Progresso (Ammep), Centro de Espiritualidade Padre Arturo (Cepa)e Paróquia Santo Inácio, CTG Candeeiro, além de outros locais da cidade;

Na manhã desta sexta-feira, 3, o prefeito Vanazzi reuniu o Comitê de Enfrentamento da Crise Climática, com todas as forças de segurança e sociedade civil para levar informações e planejar as próximas ações;

Por medida de segurança, a Ponte 25 de Julho no Centro da cidade foi interditada devido ao risco de queda da fiação da rede de energia elétrica que atravessa sobre o Rio dos Sinos;

Campanhas solidárias para enfrentamento de crise:

Diante da situação de emergência e o número elevado de desabrigados e de pessoas afetadas pelas enchentes na cidade, a Defesa Civil de São Leopoldo criou uma conta no Banco do Brasil para viabilizar doações em dinheiro, com a finalidade de aqueles que queiram fazer doações de qualquer valor, possam auxiliar as ações emergenciais e auxílio às famílias.

Para doar, basta escanear o QR Code e fazer o preenchimento no aplicativo do banco, ou ainda por depósito na Conta 83.130-1, Banco do Brasil, Ag. 0185-6, Município de São Leopoldo.

Antes de realizar a confirmação da transferência, confirme todos os dados acima, se confere com o do PIX.

Contatos de Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros de São Leopoldo atende pelo telefone 193 ou (51) 3579-0450.

Barcos

Defesa Civil solicita apoio de proprietários de barcos para resgate de vítimas das cheias.Aos proprietários de barco que puderem auxiliar no resgate às vítimas das cheias que contatem a Defesa Civil (51) 99117-8291, (51) 98924-7852 ou o Felipe pelo telefone (51) 98149-2749.

[Foto: Lisandro Lorenzoni | Texto: Bernardo Almeida – Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL]