Prefeito Vanazzi faz live extraordinária para orientação da população em meio à maior enchente da história de São Leopoldo

04/05/2024

Créditos: Foto: Lisandro Lorenzoni

Em live realizada na manhã de sábado, 4, o prefeito Ary Vanazzi anunciou novas orientações para a população leopoldense em meio à histórica enchente que atinge a cidade. De acordo com Vanazzi, São Leopoldo já tem 100 mil pessoas afetadas pelas enchentes, com águas do Rio dos Sinos invadindo suas ruas. Para essas pessoas, é fundamental que saiam de suas residências e busquem os abrigos com disponibilidade de recebimento de pessoas*. “Quem está com água na rua e nas calçadas, busque os albergues ou casas de amigos e parentes que estejam em regiões seguras, pois a água vai subir e à noite o resgate é muito mais difícil”, alertou o prefeito.

Sobre o nível do Rio dos Sinos, Vanazzi informou que a diminuição no ritmo de elevação se dá principalmente porque a água está invadindo os bairros. Ou seja, não se trata de um recuo nas cheias. A boa notícia é que em Campo Bom o nível efetivamente estabilizou, o que indica que amanhã, ao longo do dia, o mesmo deve ocorrer em São Leopoldo.

“Hoje liguei para o governador solicitando o apoio com helicópteros e mais equipamentos para o Corpo de Bombeiros, para auxiliar nos resgates. Infelizmente não temos tantos recursos para esse tipo de operação, então é de extrema importância que a população siga as orientações, para que não haja a necessidade de resgates”, reforçou Vanazzi.

Também foi informado que a prefeitura está mobilizando uma grande campanha de arrecadação de doações. Na Unisinos, foi aberto hoje um drive thru de recebimento de mantimentos, que acontece em frente à Universidade, no chamado “paradão” na avenida Unisinos, 950. Os materiais mais necessários são produtos de higiene pessoal, água, colchões, roupas de cama, luvas, talheres, pratos, copos descartáveis, produtos para animais como coleiras, correntes, potes para água e ração. A Secretária Municipal de Assistência Social também está recebendo doações em sua sede, na rua São Joaquim, 600, Centro.

Aos que procurarem abrigos, é muito importante que realizem o cadastramento junto às equipes que estão prestando o serviço. Com este cadastro será possível detectar quem sofreu com as cheias para serem auxiliadas nas recuperações nos próximos dias.

As pontes da cidade estão interditadas, então o trânsito precisa estar liberado para os veículos que estão auxiliando nos resgates. Por conta disso, a orientação é que pessoas que estejam em áreas não afetadas não circulem e deixem as vias livres.

Água
A captação de água está interrompida desde quinta-feira, já que a Elevatória de Água Bruta do Semae (EAB). Os serviços essenciais de saúde, como o Hospital Centenário e outras unidades de saúde são os únicos locais que estão sendo abastecidos. “Teremos alguns dias, provavelmente mais de uma semana, sem abastecimento. O processo de captação e abastecimento não é simples, e precisamos que as pessoas se organizem e se preparem para este período”, avisou o prefeito.

*Abrigos com disponibilidade de recebimento de pessoas:

Regiões Norte e Nordeste:

Salão Paroquial São Roque - rua Veranópolis, 347; Parque Mauá.

Escola Municipal Santa Marta - rua Eva Moreira Dos Santos, 48; Arroio da Manteiga.

Salão Paroquial da Vila Elza - rua Amaro Cavalcante, 16; Vila Elza, Arroio da Manteiga.

Regiões Oeste, Sul e Leste:

CTG Tropeiros das Coxilhas - rua Marinho da Silva Silveira, 480; Santa Teresa.

Escola Estadual Dr. João Daniel Hillebrand - rua Otto José Boll, S/n; Feitoria.

Ginásio da Aliança Esportiva Botafogo  - avenida Padre Santini, 760; Jardim América.

Sociedade Recreativa do Bangu - rua do Carioca, 345; Bairro São João Batista.

[Foto: Lisandro Lorenzoni | Texto: Dener Pedro - Estagiário de Jornalismo | Jornalista responsável: Lisandro Lorenzoni MTb 12.480 |Scom/PMSL]