Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Bairro Santos Dumont recebe mutirão de combate à dengue

09/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Thales Ferreira



Na manhã desta terça-feira, dia 9, a Prefeitura de São Leopoldo concentrou esforços em um mutirão com o objetivo de orientar moradores do bairro Santos Dumont sobre os cuidados dentro de casa no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa compõe uma força-tarefa entre diversas secretarias municipais e visa atacar o problema da doença em seu principal foco: a proliferação do mosquito.

Num primeiro momento, um grupo formado por agentes de saúde e servidores da Secretaria do Orçamento Participativo (Semop) passaram nas casas para conversar com moradores e informar sobre o descarte de resíduos que acumulam água. Em seguida, equipes da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e do Semae recolheram os materiais. “Nosso objetivo é conscientizar a comunidade sobre como se proteger, minimizar riscos e eliminar todo tipo de objeto que acumule água. A maioria das contaminações tem origem dentro de casa”, salientou o titular da Semop, Fernando Menezes. 

A operadora de telemarketing Stefani Machado, 21 anos, nascida e criada na localidade, se tornou mais um caso positivo nas últimas semanas. Já recuperada, Stefani relatou momentos que jamais quer repetir e que por isso redobrou os cuidados com o pátio. “Foi horrível, o corpo todo dói. Tenho um filho de 2 anos que felizmente não pegou. Quero proteger a nós. Cuido dos pátios e não descuido mais do repelente. Esse trabalho da Prefeitura colabora nisso”, ressaltou. Durante essa semana, o mutirão seguirá pela região da Chácara dos Leões e da Vila Progresso, dentro do bairro Santos Dumont.
São Leopoldo contabiliza 4.703 casos e oito óbitos decorrentes da doença.

Ações de enfrentamento

Para garantir o atendimento à população e evitar grandes filas a prefeitura ampliou o horário de expediente em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, até as 22h. Outros três locais têm serviço 24h: Hospital Centenário, UPA e Centro de Saúde da Feitoria. 

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb 12.042 | Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas