Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Dia D contra a gripe oportuniza imunização de crianças e idosos

13/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

 

Dona Susana Flores aproveitou o sábado do Dia D de vacinação contra a gripe para se proteger junto com seu marido Luís Gustavo Flores. Ela não perdeu a oportunidade e levou seu pai, Pedro Soares, de 90 anos, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brás. Não satisfeita, convidou os netos Leonardo, 5 anos, e Gabriel, 2, para se protegerem juntos. “Aqui em casa sempre nos cuidamos, isso vale para todos. O sábado ficou bom, um dia que todos podem vir em família”, destacou a moradora, que soube da iniciativa na própria unidade quando realizou consulta. 


Dona Dorasilda Oliveira, também de 90 anos, esperou o sábado para ter a companhia da filha Rosicler Oliveira no percurso até a UBS Pinheiro. Dona Dora, como gosta de ser chamada, salientou que a vacina é uma forma eficaz de proteção contra as doenças de inverno. “Todos devem fazer o quanto antes possível, antes que chegue o frio mais intenso”.


As crianças se divertiram com a presença do Zé e da Maria Gotinha, que percorreram as 17 unidades abertas ao longo do dia em São Leopoldo. Outro ponto de grande movimento foi a unidade móvel de vacinação, estacionada na esquina das ruas Independência e Conceição, no Centro. “O objetivo da van é atingir um público que muitas vezes nem estava atento à campanha, mas que transita pelo Centro e acaba se animando a fazer”, observou a secretária interina da Saúde Fabiani Oliveira.
Para facilitar o acesso da população aos postos, a Prefeitura decretou passe livre no transporte público de passageiros.

 

Mesmo com 17 unidades básicas abertas mais a unidade móvel de vacinação e cerca de 200 profissionais de saúde mobilizados, a procura pela vacina foi considerada baixa. A população precisa se conscientizar e fazer a vacina, uma vez que o inverno se aproxima e há um aumento de casos relacionados à infecção viral da Influenza.


Grupos prioritários


A vacinação segue nas unidades de saúde. O público-alvo para a campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.


Números de aplicações no dia D 


Scharlau - 195

Rio dos Sinos - 110

Padre Oreste - 103

Paim - 98

Santa Marta - 70

Feitoria - 60

Campina - 215

Vicentina - 131

Pinheiro - 85

Móvel - 310

Duque - 153

Centro do Idoso - 33

Trensurb - 160

Materno - 200

Imigrante - 114

Santo Andre - 215

Campestre - 60

Brás - 95

Total = 2.097 vacinados


[Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb 12.042 | Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas