Secult reúne setor cultural para informar sobre a Política Nacional Cultura Viva e apresenta agendas da Política Nacional Aldir Blanc

Créditos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo (Secult) recebeu a chefe de divisão do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul (Minc-RS), Patrícia Affonso, nesta quarta-feira, 17 de abril. A gestora cultural do Minc trouxe informações sobre a Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo incentivar a criação dos pontos de cultura nos diferentes territórios. O encontro realizado no Centro Cultural José Pedro Boessio reuniu cerca de 40 pessoas do setor cultural do município.

A equipe da Secult também apresentou a agenda de escutas da comunidade cultural sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que deve ter início no dia 23 de abril.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, o objetivo deste processo é dialogar sobre os mecanismos de implementação da PNAB e realizar um levantamento a respeito das demandas de São Leopoldo na cultura.

Em cada atividade, será apresentada a estrutura da PNAB e quais as possibilidades de repasse dos recursos para as fazedoras e fazedores de cultura do município.

O roteiro prevê a realização de escutas em várias regiões da cidade e com áreas de atuação artística. No dia 22 de maio, haverá uma audiência pública para finalizar o trabalho na Câmara de Vereadores, às 18h30. O calendário completo das Escutas será divulgado em breve.

As Escutas são consultas públicas promovidas pela Secretaria de Cultura e Relações Internacionais em parceria com o Comitê de Operacionalização da PNAB e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

São Leopoldo recebeu um valor total de R$ 1.486.526,63 para serem investidos em 2024. Desse valor no mínimo 25% é destinado para projetos que se enquadrem a Política Nacional Cultura Viva, 20% para projetos destinados à periferia e comunidades tradicionais e 5% para operacionalização.

Agenda da primeira Escuta da PNAB

A primeira Escuta será na terça-feira, 23 de abril, às 18h30, no Centro Cultural José Pedro Boessio, rua Osvaldo Aranha, 934, Centro.

Público alvo: Artes Visuais/Audiovisual/Literatura

Obs.: todas as escutas são abertas para a participação de qualquer pessoa que se interessar, não se limitando às áreas mencionadas ou região da cidade.

[Foto: Divulgação | Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]