Reunião entre Semmam e Semhab aborda a agilização do Programa Regulariza Mais São Léo

Créditos: Divulgação

Nesta sexta-feira, 19 de abril, a titular da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo, Jussara Lanfermann, e o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Álvaro Pedrotti, se reuniram para abordar os procedimentos para garantir a agilidade das ações do Programa Regulariza Mais São Léo.

O encontro teve como foco principal a discussão sobre a integração de esforços entre as secretarias para facilitar e acelerar o processo de regularização de imóveis no município. Durante a reunião, foram abordados diversos pontos, incluindo os objetivos do programa, os papéis de cada secretaria, os procedimentos e fluxos de trabalho, o compartilhamento de informações, a capacitação dos funcionários envolvidos, o monitoramento e avaliação do programa, bem como estratégias de comunicação externa.

Ambas as secretarias se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração, visando a eficiência e transparência na implementação do Programa Regulariza Mais São Léo.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo, Everson Gardel, a arquiteta de regularização fundiária da Semhab, Livia Nunes, e o diretor de Licenciamento Ambiental, Fabiano de Mari.

Programa Regulariza Mais São Léo

O novo programa é a ampliação do antigo Regulariza São Léo que já atuava no município desde 2018. Nesta nova formatação, a prefeitura trabalha em parceria com a iniciativa privada para regularizar um número maior de áreas em um período menor de tempo, para trazer agilidade no processo de construção de uma cidade com mais justiça social.

Em maio de 2023 foi aberto o edital de credenciamento onde cinco empresas foram habilitadas, são elas: CDES Direitos Humanos, Estop Engenharia e Consultoria, Garden Projetos, Realize Projetos de Vida e Tellus Urbanismo. Na primeira fase do programa as empresas irão regularizar cerca de 2.136 lotes em um período de 12 meses. Na segunda fase serão regularizados mais 1.169 lotes.

[Foto: Divulgação | Texto: Luis Guilherme Zambrzycki - Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480 | Scom/PMSL]