Obras da Independência | Trânsito de veículos é liberado entre a primeira quadra da rua Independência com a rua Brasil

17/04/2024

Créditos: Lisandro Lorenzoni

O Consórcio São Leopoldo concluiu os trabalhos de execução da obra de engenharia na primeira quadra da rua Independência com a rua Brasil. O Trânsito de veículos com acesso da primeira quadra da Independência pela avenida Dom João Becker sentido rua Brasil, foi liberado na manhã desta quarta-feira (17). A previsão é de que nesta quinta-feira (18), os veículos terão trânsito livre também no entroncamento da Brasil com a Rua Grande a partir da rua Marquês do Herval. A Prefeitura informa que o estacionamento na primeira quadra somente é permitido para lojistas em serviço pelo prazo de 15 minutos e acesso local dos moradores às suas garagens. A Guarda Civil Municipal (GCM) deve começar a atuar na fiscalização da primeira quadra ainda nesta semana.

O Consórcio iniciou nesta quarta-feira a ligação das tubulações nos prédios residenciais e comerciais da primeira quadra, para realizar a espera da fiação da rede elétrica. Em breve deve ter início a colocação dos cabos da rede de energia elétrica de baixa tensão pela rede subterrânea na primeira quadra. O Consórcio também avançou com o calçamento de paralelepípedos na segunda quadra da Independência em direção à rua Osvaldo Aranha. Os calceteiros trabalham pelo lado direito (leste) e lado esquerdo (oeste), enquanto outra equipe está atuando no centro da pista de rolamento na concretagem e colocação das calhas ou grelhas coletoras da rede pluvial (água da chuva).

O Consórcio concluiu a concretagem das faixas de segurança dos pedestres nas esquinas da Independência e da rua Brasil. Outra equipe atua na colocação das pedras de basalto das calçadas na segunda quadra e ainda trabalham na concretagem das mesmas.

O Consórcio realizou nesta quarta (17), o início da compactação da pista de rolamento na terceira quadra entre a rua Osvaldo Aranha em direção à rua João Neves da Fontoura. Na segunda-feira (22), se as condições do tempo permitirem, terá início a concretagem da pista de rolamento. As equipes terminaram a macrodrenagem da rede pluvial e a tubulação da rede de esgoto cloacal na quarta quadra da Independência sentido rua Presidente Roosevelt. Uma equipe trabalha agora na colocação e ligação das caixas coletoras das redes domiciliares e comerciais à rede pluvial e à rede de esgoto cloacal.

Rua Osvaldo Aranha será fechada por uma semana

Na segunda (22), o Consórcio precisará fazer uma manobra no entroncamento da rua Independência com a Osvaldo Aranha, com a finalidade de colocar a caixa de concreto do transformador de energia elétrica e fazer o lançamento das tubulações. Com isso, o trânsito de veículos será interrompido. A previsão é de que o serviço perdure por até uma semana.

Quadra da Praça

Na quadra da Praça do Imigrante com a Câmara de Vereadores, o Consórcio finalizou o calçamento de pavs da pista de rolamento e trabalha na colocação das pedras de basalto da calçada da Câmara. Também na praça, uma equipe de calceteiros está recolocando as pedras portuguesas no seu entorno, preservando os desenhos do pavimento mosaico e da simbologia maçônica existente. O Consórcio começou o meio-fio da passarela entre o dique do Rio dos Sinos e a praça. A próxima etapa é a colocação de pavs.

[Texto e fotos: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb. 12.480 | Scom/PMSL]