Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

São Leopoldo adere a projeto Jovem 360 do CIEE

30/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Thales Ferreira



A Prefeitura de São Leopoldo aderiu oficialmente ao Projeto Jovem 360, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RS), nesta terça-feira, 30 de abril. Através do convênio assinado com a Secretaria Municipal de Educação, 50 adolescentes e jovens estudantes das Emefs Padre Orestes João Stragiotto, Francisco Cândido Xavier e João Belchior Marques Goulart serão beneficiados. A assinatura do termo de cooperação, que também terá a colaboração das secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura, ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. 

“Essas iniciativas de pensar diferente, com esse olhar de inovação permanente, em todas as áreas, nos atrai muito”, disse o prefeito Ary Vanazzi. “Nós primamos muito, na gestão pública, nessa relação público privada, mas também na busca de construção de novos conceitos de inovação e mudança, envolvimento da sociedade em prol de quem mais precisa da gestão pública”, destacou Vanazzi, ressaltando a importância de se ter ações para a juventude. 

Para a titular da Smed, Renata de Matos, o convênio com o CIEE trabalha dois princípios importantes para a Educação. “O primeiro é a intersetorialidade - que é pensar o jovem e adolescente como responsabilidade coletiva, do poder público como um todo, mas também uma responsabilidade compartilhada com a sociedade e o setor privado. Outro é promover a cidadania, que permite que a potência deste estudante possa ser explorada no bom sentido, para que ele possa exercer aquilo que ele faz de melhor. Não é enviar para o mercado de trabalho, é qualificar”, destacou. 

De acordo com o CEO do CIEE-RS, Lucas Antonio Sciapina Baldisserotto, o projeto 360 iniciou este ano. “É um desafio que nós do CIEE nos impusemos de fazer algo diferente e inovador, não temos conhecimento no país de um projeto com esse composto que tá sendo proposto aqui, que é ver o jovem na sua plenitude”, disse o executivo. 

O projeto é uma ação de apoio a sociedade, prestando assistência social, qualificação profissional e promovendo o desenvolvimento dos jovens beneficiados, das famílias e comunidade como um todo. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional, orientando os jovens para a inserção no mundo do trabalho e potencializando suas habilidades sociais. 

Para isso, adota uma abordagem abrangente, incluindo em seu escopo áreas cruciais como saúde e bem-estar, educação, fortalecimento de vínculo, qualificação profissional, empreendedorismo juvenil, cultura, esporte e lazer diversidade e educação digital. Visa não apenas capacitar, mas também cultivar um entendimento global de adolescentes e jovens, reconhecendo que o sucesso no mundo do trabalho está interligado ao bem-estar geral em suas famílias e comunidade.

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Monique Marcolin - Jornalista - MTb 12.741 | Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas