Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Comissão Municipal da Semana do Brincar realiza encontros para organizar eventos deste ano

16/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daviellen Pedroso



A Semana do Brincar visa estimular brincadeiras em locais abertos e a participação de diferentes gerações. Neste ano, as diversas atividades irão ocorrer de 25 de maio a 2 de junho, com o tema “Vem pra roda - No ritmo do brincar”. A programação em São Leopoldo é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pela Comissão Municipal Permanente da Semana do Brincar, que reúne secretarias municipais, escolas e entidades. 

Para a organização deste evento, diversas reuniões e encontros conjuntos são realizados. Na manhã da sexta-feira, 12 de abril, funcionários de diversos setores da Smed, participaram de uma atividade do grupo de trabalho da Semana Municipal do Brincar. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Diretoria Pedagógica e de Tecnologia para Educação (DTE), na Smed.

Na atividade, aconteceu um momento de sensibilização, em que cada participante compartilhou memórias da infância, e diversas brincadeiras e cantorias. Além disso, foi apresentada a proposta: "200 anos, 200 espaços para brincar”. Este tema municipal visa comemorar o Bicentenário da Imigração Alemã e 200 anos de São Leopoldo com atividades alusivas a Semana Municipal do Brincar, delimitando 200 espaços brincantes em todo o território do município, todos direcionados ao público em geral, especialmente às crianças.

Já na segunda-feira, 15 de abril, ocorreu uma reunião da Comissão Municipal Permanente da Semana do Brincar de São Leopoldo. O encontro aconteceu de forma híbrida na sala de reuniões do DTE e contou com a participação de vários setores da Smed e da Prefeitura Municipal – de forma presencial - e com Márcia Metz, representante do Instituto Pedro Schneider; Cristiane Moura, representante da Biblioteca Pública de São Leopoldo; Ednaldo Filho e Cláudio Mandarino, representantes da Unisinos e Webergton Cordeiro de Carvalho, representante da Sicredi Pioneira, de forma on-line. 

Neste encontro, foi apresentado o tema da Semana do Brincar de 2024 e foram organizadas as ações a serem realizadas no próximo período por cada participante: encaminhamento da proposta ao Fórum da Criança e Adolescente e Ocupações; divulgação com as Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM); construção do documento orientador; interlocuções entre secretariados, políticas e divulgação, entre outros. 

O próximo encontro será realizado na sexta-feira, 19 de abril, na Smed. 

[Texto e foto: Daviellen Pedroso - estagiária de Jornalismo | Coordenação: Jornalista Diogo Fernandes - Mtb 15.617 | Comunicação Smed | Scom/PMSL]
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas