Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Escritora Kiusam de Oliveira palestra na abertura do Programa LeiturAção 2024

16/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Daviellen Pedroso



Kiusam de Oliveira é conhecida, nacional e internacionalmente, pela força e representatividade de suas obras, com histórias que trazem uma abordagem extraordinária de questões étnico-raciais e diversidade de gênero. Pedagoga, doutora em educação, mestre em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e terapeuta integrativa, é escritora do que chama de "Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil". 

Por todo este belo trabalho, Kiusam foi convidada pela Secretaria de Educação de São Leopoldo (Smed) para palestrar na abertura do Programa Leituração 2024 – etapa Educação Infantil e Anos Iniciais. Ela esteve no Teatro Municipal e conversou com equipes diretivas, professores da sala múltipla, da biblioteca, entre outros. 

“Enquanto gestão temos imensa alegria em promover o crescimento do LeiturAção a cada ano, um programa muito aguardado pelas escolas e pelos alunos e alunas. Entendemos que o hábito da leitura é fundamental para aprendizado e, através dela, um universo é apresentado e discutido”, comenta a secretária municipal de Educação, professora Renata de Matos.

“Eu estou superfeliz por estar aqui fazendo a abertura deste programa tão lindo. Ano passado estive aqui e pude visitar várias escolas através desta iniciativa. Hoje, converso com vários profissionais da educação e trago esta literatura do encantamento nesta perspectiva que eu trabalho, antirracista, falando sobre direitos humanos. Já visitei diversos municípios e aqui vocês têm algo que não havia visto em outro lugar, um incentivo tão grande e direto à leitura e à literatura. São Leopoldo está de parabéns”, diz a escritora. 

Iniciando as atividades no teatro, estudantes do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Marta fizeram uma bela apresentação de dança intitulada “O mar que banha a ilha de Goreé”, inspirado no livro de mesmo nome da escritora Kiusam de Oliveira. A coreografia é dos próprios alunos e da professora Kátia Kalinka. 

A abertura do LeiturAção 2024 conta com a parceria do Sesc São Leopoldo. 

Etapa dos Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Na quinta-feira, 18 de abril, às 13h30, no Auditório do Espaço Sicredi (avenida Feitoria, 5070, bairro Feitoria), ocorre a abertura do LeiturAção voltada para estudantes dos Anos Finais e da EJA. Será uma formação qualificada com três palestrantes: a escritora Cassiana Pizaia, a Profª. Drª Sabrina Vier e a Profª. Drª Márcia Duarte. 

O LeiturAção:

O programa de incentivo à leitura da rede municipal de São Leopoldo contará, neste ano, com um time de mais de 50 escritores, escolhidos diretamente pelas escolas. Desenvolvido pela Secretaria de Educação de São Leopoldo (Smed), é uma política pública municipal que promove a cultura do livro desde o berçário à EJA, atingindo milhares de estudantes da rede. 

Em agosto, inicia a etapa dos bate-papos com escritores e escritoras nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs). “É um momento muito lindo, pois as instituições se preparam para receber. Criam cenários, cartazes, tudo relacionado ao livro do autor escolhido para o momento. É uma grande festa”, comenta a coordenadora do projeto, professora Renata Garcia Marques. 

[Fotos: Daviellen Pedroso | Texto: Jornalista Diogo Garcia Fernandes – MTb. 15.617 – Comunicação Smed | Scom/PMSL]


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas