Acessibilidade

A + A A -
Segunda-feira, 12 de Março de 2018 15:45

Profissionais formados iniciam prática em residência na rede municipal de saúde

Profissionais iniciam prática em residência Profissionais iniciam prática em residência
Vivenciar junto à comunidade o conhecimento adquirido nos bancos acadêmicos. Com esse pensamento, dez profissionais formados nas áreas de serviço social (2), fisioterapia (1), nutrição (2), psicologia (2) e enfermagem (3) passam, a partir da segunda-feira, 12 de março, a trabalhar na rede municipal de saúde. Após este período de “residência na rede pública”, que será de até 60 horas por semana nas unidades básicas pelo período de um ano, estes profissionais receberão o título de especialistas por suas respectivas universidades.

Nesta segunda-feira, 12, pela manhã, eles foram recepcionados pela equipe da Secretaria da Saúde na Escola de Gestão, no Centro Administrativo. À tarde, conheceram as unidades onde atuarão como residentes: UBS Paim, Cohab Duque, Brás, Imigrante Feitoria e nos três centros de atenção psicossocial (CAPS). A enfermeira Elisângela Ribeiro se formou em 2013 na Bahia. Veio para o Rio Grande do Sul acompanhar o marido, que mudou de emprego. Para dar continuidade aos estudos, realizou processo seletivo e foi chamada para fazer residência em uma das unidades básicas de saúde (UBS). “Vou ter a oportunidade de aprofundar a teoria obtida na graduação. Ter a experiência do funcionamento de uma UBS e saber das necessidades da população”, ressaltou.

A prática, feito com a supervisão de um profissional da rede e de professores da Unisinos, no caso de Elisângela, tem dois anos de duração. “Trata-se de um passo importante para a qualificação da nossa rede. Estamos ampliando a integração entre ensino e serviço”, destaca o secretário municipal da Saúde Ricardo Charão. Cada estudante receberá bolsa do Ministério da Educação e terá uma carga horária de 60 horas semanais, com dedicação exclusiva. Além dos residentes, três profissionais graduados em Saúde Coletiva, nesse caso em parceria com a UFRGS, vão reforçar os setores de Gestão e Vigilância em Saúde.

[Texto e Foto: Jornalista Romeu Finato - Mtb 12.042 | SCOM/PMSL]

 

 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h