Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 16 15:52

Prefeitura institui Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes

Na quarta-feira, 16 de maio, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo instituiu o Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. Entidades da sociedade civil e poder público se reuniram no Gabinete do Prefeito para compreender mais sobre o ato que transforma a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual contra a Criança e Adolescente em Comitê, que faz a transição do espaço informal e entra nos moldes dos Comitês estadual e nacional.

O ato faz parte da Semana Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, organizada pela Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp). “A criação do Comitê pressupõe uma importante iniciativa da Prefeitura para institucionalizar essas políticas, principalmente, trabalhando para coordenação da Rede de Atenção e Proteção do Município. Como isso, a Prefeitura está disponibilizando uma ferramenta de trabalho conjunto entre todas as instituições não-governamentais e secretarias no sentido de encaminhar soluções para o problema de violência sexual que atinge nossos jovens”, declarou o secretario da Semusp, Carlos Sant’Ana.

A Semusp, por meio da Diretoria de Política de Segurança Cidadã, identificou uma desarticulação da Rede, e recorreu à criação de um decreto em função da necessidade de agilizar o processo de transição. “Este momento é o compromisso do Governo com esta pauta e o Comitê precisa ser um agente articulador com ações interdisciplinares, pois os altos números de casos são reflexo de uma pauta esquecida nos últimos anos”, pontuou a representante da sociedade civil, Odete Zanchet. A vereadora Ana Affonso, participou da atividade e diz que o Comitê será uma ferramenta de trabalho e um ente articulador. “Precisamos refletir e buscar ações para resolver este problema histórico e cultural. Os profissionais da assistência lidam com estas situações todos os dias e precisamos apoia-los muito”, enfatizou a vereadora.

A secretária de Assistência Social, Ângela Machado, destacou que o comprometimento e união são importantes para este momento. “A luta é grande e os resultados são poucos, mas, hoje estamos tendo um grande resultado e, para seguirmos, precisamos de mais participação e precisamos fazer a reflexão”, disse Ângela. Também presente, a assessora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepom), Raquel Wieland, esteve presente no ato e enfatizou a importância da sociedade cuidar das crianças e adolescentes. “As crianças não são apenas o futuro, são o nosso presente”, declarou Raquel, resgatando a palestra da jornalista Marina Mentz, atividade da Semana de Enfrentamento, que mostrou como a mídia revitimiza familiares e vítimas. A primeira reunião do Comitê será no dia 21 de junho, na sede da Secretaria de Segurança.

A Semana é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Cidadã (DPSC) e tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população referente à violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. “São Leopoldo avança muito com a Semana de Enfrentamento e coloca a cidade no local merecido, resgatando a visibilidade que já esteve em muitos períodos. Neste exato momento, milhares de crianças estão tendo seus direitos violados”, enfatiza a diretora da DPSC, Raquel Zimmermann.


O Comitê será composto por:


Membros natos:

a. Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica);

b. Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);

c. Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;

d. Conselho Tutelar;

e. Representante do Fórum de Direito da Criança e do Adolescente;

f. Representante do Fórum de Adolescentes de São Leopoldo;

g. Brigada Militar

h. Polícia Civil

i. Polícia Rodoviária Federal


Representante do Poder Público:
 

  1. Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Comunitária (Semusp);

  2. Secretaria Municipal de Educação (Smed);

  3. Secretaria Municipal de Saúde (Semsad);

  4. Secretaria Municipal de Integração Social (Semis);

  5. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes);

  6. Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom).


[Foto: Thales Ferreira - MTb 18.891 |Andressa Lima - Estagiária Semusp |Supervisão: Rodrigo Machado - Jornalista MTb - 14.433 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h