Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 07 14:51

Encaminhado projeto que autoriza uso de área para a Associação de Pais e Amigos do Autista

O prefeito Ary Vanazzi assinou na terça-feira, 6 de novembro, o projeto de lei que autoriza o uso de uma área para a Associação de Pais e Amigos do Autista do Vale do Sinos (AMA/VS). A área possui 310m² e está localizada na rua Osmar Darcí Heifart, no bairro Feitoria. A área construída será destinada para um Centro de Atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é melhorar a qualidade de vida assegurando um local de acolhimento e de pleno exercício da cidadania na perspectiva da autonomia em caráter continuado, permanente e planejado. O projeto segue para a Câmara de Vereadores para votação.

Vanazzi lembrou que a prefeitura de São Leopoldo mantém uma postura firme de reconhecer o Estado como responsável por cuidar de pessoas com necessidades especiais. “Mantemos políticas públicas de inclusão através de convênios com entidades da sociedade civil. Investimos cerca de R$ 6 milhões por ano com essas entidades conveniadas com recursos próprios, pois as verbas dos governos do Estado e Federal são inexistentes. Somos parceiros nesta iniciativa e temos a certeza que a Câmara de Vereadores aprovará este projeto”, afirmou o prefeito.

Conforme a vice-prefeita, Paulete Souto, que mobilizou esforços para a cessão da área, esta gestão é receptiva às causas das entidades de assistência social. “Sabemos que é preciso ter valentia e persistência para desenvolver um trabalho que requer tantos cuidados especiais. Compartilhamos essa responsabilidade com vocês”, disse.

O representante da AMA/VS, João Batista Mandelli, agradeceu o empenho da prefeitura e disse que o Centro será muito importante para o acolhimento de pessoas com o espectro autista. “Entre os familiares de pessoas com autismo existem imensas preocupações com o futuro das crianças que hoje contam com o amparo dos pais para superar suas limitações. Queremos ter a certeza que serão bem cuidados quando nós não estivermos mais aqui”, afirmou.

O ato teve a participação de mães, pais de crianças com espectro autista e da presidenta da AMO/VS, Manise Bergamo.


[Foto: Thales Ferreira - MTb 18.891 |Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h