Acessibilidade

A + A A -
Quarta-feira, 07 14:52

Vale do Rio dos Sinos discute políticas públicas de acessibilidade

Representantes de 12 municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos participam do 166º Fórum Permanente Estadual das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em São Leopoldo nesta quinta-feira, 7 de novembro. O evento é promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCDs e com AHs no Rio Grande do Sul (Faders) e tem a parceria da Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos.


O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, participou da abertura da programação. Vanazzi abordou a situação do município e a necessidade de enfrentar as dificuldades para avançar nesta área. “Os municípios construíram o marco regulatório com muita luta. O desafio é a implementação das políticas públicas. Sentimos a dificuldade da construção pela falta de recursos. Temos o orçamento federal congelado por 20 anos que está reduzindo cada dia mais os recursos públicos disponibilizados para estas áreas”, destacou. Vanazzi elogiou o trabalho das entidades do município que persistem, acreditam e apostam nas políticas públicas.


A diretora técnica da Faders, Marilú Mourão Pereira, ressaltou que o Fórum é um momento para que os todos possam contribuir na construção das políticas públicas de acessibilidade e inclusão das suas regiões, trazendo as demandas mais importantes para a sociedade. “É de responsabilidade de toda a sociedade. Os gestores precisam pensar na acessibilidade, mas a gente precisa estar junto, precisa construir esta política. É um compromisso muito grande da sociedade, de todos que dela participam”, afirmou.


A chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos, Lucimar Pedroso, também fez saudação para os participantes da atividade. Também apoiam o evento o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede) e Capacitar Centro Educacional, da UNIP/ São Leopoldo, que cedeu o espaço.


O fórum ocorre em dois turnos com a apresentação do diagnóstico regional da acessibilidade e inclusão e a relação do Estado e municípios. No turno da tarde o trabalho foi dividido em grupos temáticos que abordam o paradesporto, comitê gestor, altas habilidades, acessibilidade arquitetônica e trabalho e empreendedorismo.


Desde 1999, a Faders promove o fórum que se constitui em um espaço de participação direta da comunidade gaúcha. O Fórum consiste em propor, articular, coordenar e promover, em conjunto com a sociedade, a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades, em todas as áreas de atuação do Estado.



[Texto e fotos: jornalista Vanessa Bueno | MTb.11.299 | Scom/ PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h