Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria da Saúde promove oficina para ampliar vacinações

07/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

Atendendo uma recomendação do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação em todo o país, a Secretaria da Saúde realizou nesta quinta-feira, dia 7, uma oficina de microplanejamento em imunizações. O encontro reuniu representantes de instituições de ensino, empresas, laboratórios, chefias de unidades básicas e profissionais de saúde e de comunicação na Escola de Gestão Pública (EGP) do Centro Administrativo. 

De acordo com a coordenadora de Imunizações, Karen Carvalho, a estratégia do Ministério é ouvir as demandas e peculiaridades de cada município. “O Brasil tem registrado uma queda drástica na adesão das vacinas desde 2015. Por isso nos foi solicitado que cada cidade avalie suas dificuldades e apresente soluções. Nós vamos formar comissões e ouvir servidores e lideranças da comunidade para entender as diversas razões. Temos um padrão de trabalho que pode servir para uma comunidade, mas não tanto para outra”, ponderou. 

O apoio da administração municipal nas campanhas de vacina e as ações descentralizadas com apoio da unidade móvel foram citadas como exemplos positivos.  

Metas do Programa Nacional

No início do encontro, foi apresentado um documentário sobre a história das vacinas no Brasil. As atividades de vacinação de alta qualidade (Avaq) são executadas por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) na Região das Américas, no programa de rotina e em campanhas de seguimento, intensificações e ações extramuros, e têm sido um sucesso há mais de 40 anos, sendo a principal responsável pela eliminação e controle de várias doenças preveníveis por vacinas, como varíola, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, sarampo e tétano neonatal.

[Texto e foto: jornalista Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas