Notícias
São Leopoldo contará com 26 profissionais do Programa Mais Médicos a partir de novembro
24/10/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O mês de novembro marcará a chegada de mais 19 profissionais do Programa Mais Médicos na rede municipal de saúde de São Leopoldo. Eles atuarão nas unidades, junto à população, com foco na atenção básica. Com a retomada do projeto por parte do Ministério da Saúde, São Leopoldo aderiu novamente requisitando todas as vagas disponíveis. Somando com os outros sete que atuavam no município, a rede básica contará com 26 novos médicos.
“O foco do atendimento será na atenção primária, nas unidades, evitando o agravamento de doenças e a superlotação da upa e do Hospital Centenário”, ressaltou a secretária da Saúde Paula Silva, que também falou da economia aos cofres municipais. Cada participante recebe uma bolsa formação de R$ 14 mil pago pelo Ministério da Saúde, pois o trabalho conta como especialização em Medicina da Família. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 3 mil repassados na forma de auxílio-transporte, moradia e alimentação. “A vinda subsidiada dos médicos do programa permite a substituição de terceirizados, reduzindo os gastos do município”, frisou.
O Programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal em 2013, tem como objetivo suprir a falta de profissionais em áreas do interior e nas periferias das grandes cidades. São Leopoldo sempre esteve presente nas seleções, mas, após as mudanças feitas em 2019, houve uma redução no número de médicos no município, que agora começa a ser reposta com a retomada do programa.
Com isso, o município reduzirá a contratação de profissionais terceirizados que atualmente atuam em algumas unidades, priorizando os médicos do programa como forma de reforçar os vínculos nas comunidades onde estarão atuando.
Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Banco de imagem do Ministério da Saúde
Supervisão: Jornalista Sara Nedel Paz - Mtb. 21.654
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0