Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, assina ordem de início das obras de restauro do Museu do Trem

14/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, assinou a ordem de início das obras de restauro do Museu do Trem nesta segunda-feira, 14 de abril. O evento também comemorou os 151 anos da primeira linha férrea do Estado, que se completam nesta data. A atividade foi realizada no Museu com a presença de autoridades.

A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) com investimento previsto de R$ R$ 823.056,02, do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. A empresa que fará a execução da obra é a Construtora Silveira Martins, vencedora da licitação.

O prefeito Heliomar Franco destacou que as obras de revitalização e restauração do Museu e dos prédios e bens históricos são importantes para a preservação da história e da memória do povo leopoldense. “São 151 anos de inauguração deste prédio, então estas paredes guardam história. ... É um momento de alegria e de nostalgia. Momento de reflexão, de valorização do passado, valorização dos nossos ancestrais, das nossas memórias, dos trabalhos intensos dos imigrantes, dos nossos queridos amigos e familiares que ajudaram a trazer a cidade até aqui”, comentou. O prefeito falou que o investimento nas obras do Museu é voltado para incentivar a visitação pelas pessoas que buscam lembranças de antepassados, assim como para conhecerem como as coisas funcionavam no passado e projetou que o Museu do Trem deve se tornar uma das grandes atrações turísticas e culturais do Vale do Sinos e da Região Metropolitana. 

A secretária de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, destacou a importância da revitalização e o restauro do Museu do Trem, local que em 14 de abril de 1874 era realizada a primeira viagem. “Foi uma grande inovação para a época, porque o transporte pluvial não dava conta de fazer o trabalho de entrega dos produtos agrícolas”, destacou. De acordo com a secretária Lionella, será realizada uma grande intervenção para o restauro da Estação, ação que preservará as características atuais. As ações também vão incluir a climatização, a iluminação cênica, o material expográfico e o mobiliário novo. Lionella Goulart ressaltou ainda que a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade é uma das áreas de atuação da Secult. “Em pouco tempo vamos conseguir entregar para a nossa cidade, estudantes e para visitação este espaço muito importante historicamente”, salientou. Lionella agradeceu ao Departamento de Projetos da Secretaria Geral de Governo que auxiliou no projeto.
 
“O Museu do Trem tem parte da minha história de vida como de outros ferroviários do nosso Estado. Fico muito  feliz que a nova gestão da Prefeitura tenha interesse pelo restauro do prédio, do sítio histórico, porque além da salvaguarda documental e do acervo também tem toda uma relação com a cidade e isto é muito interessante, um equipamento público que trate da memória de sua gente do seu povo, do desenvolvimento regional é interessante”, parabenizou a gestão pela iniciativa, o ex-ferroviário e ex-presidente da Associação Amigos do Museu do Trem, Dilmair Monte. 

As visitas serão interrompidas durante o andamento das obras. Os trabalhos devem começar depois de cinco dias úteis da assinatura da ordem de início. O prazo de execução da obra é de seis meses.

Acompanharam o ato: a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Regina Caetano, o chefe do departamento de Patrimônio Cultural da Secult, Michel Quevedo, o representante da Trensurb, Renato Campos Dilelio, a diretora do Sesc de São Leopoldo, Andrea Guedes, o comandante do 25º BPM, Tenente Coronel Silva Bueno, o gerente da Agência da Sicredi SL, Julian Santos, secretários municipais, imprensa, entre outras pessoas.

História
O trecho de ligação entre São Leopoldo e Porto Alegre foi a primeira linha construída no Rio Grande do Sul, com extensão de 33.756 metros. A inauguração foi realizada no dia 14 de abril de 1874. Já o trecho até NH foi inaugurado em 1º de janeiro de 1876. A linha está desativada desde 1982.
A realização da obra se deu a partir de discussões na Assembleia Provincial para buscar soluções de escoamento de mercadoria das colônias do Vale do Rio dos Sinos, a partir de Novo Hamburgo e São Leopoldo, no ano de 1866. Em 1869, foi assinado o contrato com o projeto de John Mac Ginity, contemplando a extensão da linha entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. O lançamento da pedra fundamental com a pá de prata foi realizado no dia 26 de novembro de 1871 em São Leopoldo.
Já em 26 de novembro de 1976, foi fundado o Museu do Trem de São Leopoldo para a preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no Estado. No local, sob responsabilidade da Prefeitura de São Leopoldo, é feita a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS)/Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). O Museu abriga acervo documental, peças como os vagões e locomotiva, entre outros artigos, guardados no sítio histórico.
 
 
Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas