Sepom realiza ação educativa no Centro Medianeira
30/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro Selistre

Na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, o Centro Medianeira recebeu uma importante ação educativa promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Leopoldo. A apresentação fez parte do programa SEPOM nas Escolas 2025 com o objetivo de levar informação e conscientização para dentro das comunidades escolares e espaços juvenis.
A atividade, conduzida por uma assistente social da secretaria, reuniu 18 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, para um diálogo aberto e necessário sobre os diversos tipos de violência que afetam, em especial, mulheres e jovens. Durante o encontro, os adolescentes foram incentivados a refletir sobre temas como bullying, cyberbullying, violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual — com destaque para os riscos da divulgação de imagens íntimas sem consentimento, prática considerada crime pela Lei Carolina Dieckmann (Lei nº 12.737/2012).
Também foram abordadas as proteções garantidas pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e o crime de feminicídio, conforme a Lei nº 13.104/2015. A assistente social explicou de forma didática como identificar sinais de abuso e quais canais de ajuda estão disponíveis, como o Disque 180, Conselho Tutelar, CREAS, e o Centro Jacobina — espaço que oferece acolhimento e apoio jurídico e psicossocial a mulheres em situação de violência.
Além da informação legal, a palestra reforçou a importância do respeito mútuo, da empatia e da construção de relações baseadas no diálogo e na igualdade de gênero. Os adolescentes participaram ativamente com perguntas e relatos, demonstrando interesse e sensibilidade frente à temática.
Segundo Carolina Diniz, assistente social da Sepom, "Quando trabalhamos os diversos tipos de violências com pré-adolescentes e adolescentes, estamos prevenindo situações e relacionamentos não saudáveis que podem acontecer na vida dessas(es) jovens. O Programa 'SEPOM nas Escolas' se propõe a ser um espaço de conscientização, diálogo e garantia de direitos às crianças e adolescentes da comunidade escolar e socioassistencial, realizando debates sobre conceitos básicos de direitos, violências e tipos de violências."
A ação reafirma o compromisso da Secretaria de Políticas para Mulheres em promover uma cultura de paz e enfrentamento à violência, principalmente entre o público jovem, reforçando que a conscientização desde cedo é essencial para a transformação social.
Texto: Júlia Franzen – Estagiária de Publicidade e propaganda
Foto: Pedro G. Selistre / PMSL
Supervisão: Monique Marcolin – Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0