Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Guarda Civil Feminina de São Leopoldo ganha dia em homenagem no calendário oficial 

30/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

Na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, a Prefeitura de São Leopoldo promoveu uma cerimônia especial para marcar a criação do Dia Municipal da Guarda Civil Feminina. O evento ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e foi organizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPOM), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e pelo Centro Jacobina, reunindo autoridades, secretários e todas as integrantes femininas da Guarda Civil Municipal.

Um dos momentos mais emocionantes foi o depoimento da GCM Patrícia Silva, escolhida para representar as colegas de farda. Ela falou do orgulho que sente como mulher no trabalho na segurança pública. “Ser guarda municipal é inspirar meninas a serem como nós. É ouvir um ‘tia, quero ser igual a tu’. É abraçar uma mulher que acaba de ser violentada por alguém que um dia lhe jurou amor eterno. É consolar uma mãe que acabou de perder um filho num acidente fatal. É carregar consigo, além do colete, armas e algemas, a sensibilidade, o amor e a força da mulher”, disse a guarda.

Durante discurso, a vice-prefeita Regina Caetano reforçou a importância da presença feminina na GCM. “Precisamos ser exemplo de coragem, força e sensibilidade para outras mulheres. E isso é exatamente o que vocês têm feito com tanta dedicação. Sinto um imenso orgulho de olhar para esta Guarda, que tantas vezes cuidou até da minha própria segurança, em eventos. São mulheres tão prestativas, tão atentas, tão ligadas aos detalhes, como só as mulheres sabem ser. E, além disso, sempre com esse toque acolhedor e humano que só vocês possuem”, concluiu Regina.

A secretária de Políticas para Mulheres, Amanda Backes, também destacou o compromisso da atual gestão com o reconhecimento das servidoras da segurança pública. “É uma demonstração clara de que o nosso governo respeita e valoriza quem se dedica de verdade à proteção do cidadão e à preservação da ordem. As mulheres da Guarda Civil demonstram, com atitudes firmes e trabalho diário, que seu papel é indispensável na construção de uma cidade mais segura e justa”, afirmou Amanda.

A criação do Dia Municipal da Guarda Civil Feminina é um passo importante no reconhecimento do papel das mulheres que atuam na linha de frente, cuidando da segurança e do bem-estar da população de São Leopoldo. Participaram do ato o prefeito Heliomar Franco, a primeira-dama Simone Dutra, secretárias mulheres e os secretários das demais pastas. Todas as GCMs mulheres foram homenageadas com a entrega de certificados e uma flor como gesto de carinho e reconhecimento.

Texto: Bárbara Bitelo - Estagiária de Comunicação
Supervisão: Monique Marcolin – Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas