Notícias
Alunos da rede municipal entrevistam prefeito para projeto de pesquisa em política
08/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Douglas Dalua

Dois estudantes da EMEF Paul Harris estiveram, na manhã desta quinta-feira (8), no gabinete do prefeito Heliomar Franco. A visita foi motivada pelo projeto de pesquisa iniciado em março, que aborda a inserção da política no cotidiano dos adolescentes. A dupla aproveitou a oportunidade para realizar uma entrevista e apresentar a proposta de estudo.
Sara Coimbra e Arthur Motta de Castro estão no 9º ano e, em 2026, completam 16 anos, idade em que podem exercer o voto facultativo. A possibilidade de tirar o 1º título de eleitor e participar da próxima eleição presidencial fez os estudantes perceberem o quanto eles e os colegas estavam desinformados sobre o sistema político do país.
“Queremos expor a importância de ensinar política na escola. Não algo partidário, mas sobre sermos instruídos nos primeiros passos: como pesquisar um candidato, qual a função de cada cargo e o que cada área exerce. Fizemos um questionário com os outros alunos e ninguém tem informações sobre o tema, mesmo que, no próximo ano, já possam votar”, relatou Sara.
Durante a conversa com o prefeito, a dupla realizou uma entrevista abordando diversos temas. O que é mais importante na política, quais os desafios de um prefeito e qual o conhecimento necessário para exercer esse cargo, foram alguns dos assuntos abordados. Sara e Arthur também foram corajosos e questionaram Heliomar sobre temas difíceis, como a gestão em situações de crise e a saúde do município.
“Política envolve destinar corretamente os recursos públicos. Se eles forem bem aplicados, melhoramos a qualidade de vida da população e trazemos benefícios sociais. Isso deve ser realizado a partir das demandas e necessidades que a própria sociedade apresenta a nós”, explicou o prefeito.
Heliomar também falou sobre a importância de cumprir com os compromissos que são assumidos na campanha e de agir com transparência. Sobre a saúde, o gestor explicou aos alunos quanto é investido na área e de onde vêm os recursos. Também informou algumas ações que o Executivo Municipal está realizando para melhorar a saúde pública na cidade.
“Eu fico feliz de ver jovens interessados na política. Hoje vocês têm uma vantagem: acesso facilitado à informação. Por isso, meu conselho é ir em busca de fontes confiáveis e que tenham senso crítico. Não podemos deixar que uma informação seja imposta a nós, precisamos questionar e pesquisar”, declarou o prefeito.
A professora Carmem Ribeiro, orientadora de Iniciação Científica, disciplina onde o trabalho está sendo desenvolvido, ressaltou a importância da divulgação do conhecimento que está sendo adquirido. “O assunto não é só deles. Eles estão pesquisando e têm o dever de compartilhar o que estão aprendendo através do projeto com outros colegas que estão na mesma faixa etária e, em breve, poderão exercer o direito ao voto”, disse a educadora.
Os estudantes descreveram o encontro como “muito proveitoso” e já projetam os próximos passos da pesquisa: “Queremos ir até a Câmara de Vereadores também e levar a pesquisa para feiras porque é um projeto de extrema relevância”, compartilhou Arthur.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Douglas Dalua
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0