Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 13 de Agosto de 2019 16:26 - Orçamento Participativo

Moradores da COHAP conhecem projetos e melhorias da Prefeitura para a região

Reunião Cohap Foto: Valentin Thomaz Reunião Cohap
Na segunda-feira, 12 de agosto, os moradores da Cooperativa Habitacional COHAP conhecerem os projetos de melhorias na infraestrutura, pavimentação, regularização fundiária e sistema de água e esgoto a serem implementadas na Região Nordeste. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chico Xavier.

A secretária municipal do Orçamento Participativo (Semop), Janaína Fernandes, falou sobre o processo de diálogo e participação que a administração tem mantido com a comunidade. “Estamos apresentando um conjunto de ações para serem discutidas e buscando as alternativas possíveis para incluir nas ações. Por isso, essa participação da comunidade é fundamental”, enfatizou. 

Já o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, lembrou do trabalho que já está sendo realizado na região. “Primeiramente estamos trabalhando em melhorias do sistema de drenagem. Investimos bastante para minimizar os alagamentos. Foi feita a limpeza da vala de drenagem e a instalação de galerias pluviais com maior capacidade de escoamento. Por várias vezes tivemos chuvas de pouco volume que infelizmente alagaram as casas. A última chuva, com mais de 90 mm, não afetou como das outras vezes. Isso é graças aos investimentos priorizados pelo prefeito Vanazzi na região”, disse. 

A presidenta da COHAP, Neli Teresinha da Silva, aprovou a iniciativa do governo municipal. “É uma noite muito especial para nós. A gente sabe que não dá para fazer todas as ruas, mas já é um avanço, também estamos trabalhando muito para regularizar certinho a nossa cooperativa e precisamos do envolvimento e da colaboração de todos”, finalizou.

O secretário de Habitação (Semhab), Nelson Spolaor, relembrou o processo de diálogo estabelecido com a comunidade em busca de melhorias para a região. “Criamos o Grupo de Trabalho (GT) da Região Nordeste em 2017, por orientação do prefeito Vanazzi. Envolvemos as cooperativas, entidades, associações de bairro e lideranças comunitárias no diálogo e na busca de alternativas para as demandas da população. O que foi assumido está sendo feito. ou anunciando aqui. Especialmente com a regularização fundiária, já entregamos cerca de 4 mil escrituras e vamos entregar 10 mil até 2020”, destacou.

Entre as ações anunciadas estão a pavimentação de ruas através dos financiamentos com a Caixa Federal e o BRDE; obras de drenagem pluvial para resolver históricos alagamentos; o trabalho de regularização fundiária, mais de mil ligações intradomiciliares de água; redução na tarifa de esgoto, e inclusão da região na tarifa social do Semae.

Os vereadores Dudu Moraes (PT) e Ana Affonso (PT) prestigiaram a reunião e destacaram a importância da aprovação, na Câmara Municipal, de projetos de lei que garantam recursos para as prioridades da comunidade. Ainda participaram do encontro, o secretário de Esporte e Lazer, Rogério Britto, o assessor de Relações Comunitárias do Semae, Ademar Borgmann, e a representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Karina Camilo.

O prefeito Ary Vanazzi vai participar da Plenária da Participação, que será na segunda-feira, 19 de agosto, na EMEF Padre Orestes (rua 15, s/nº, loteamento Chácara dos Leões, bairro Santos Dumont). Na ocasião ocorrerá a apresentação dos projetos e assinaturas dos decretos de medidas para a região.

[Jornalista: Valentin Thomaz MTb - 19.048 |Scom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h