Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019 16:03 - Segurança

São Leopoldo busca apoio do Governo do Estado para o Centro Ivi Fuchs

Centro Ivi Fuchs Foto: Lohana Souza Centro Ivi Fuchs
Na quarta-feira, 14 de agosto, integrantes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e da Saúde (Semsad) reuniram-se com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e do Programa RS Seguro. Na ocasião, foi apresentado o projeto do Centro de Atendimento Integrado à Crianças e Adolescentes Ivi Fuchs. O objetivo é alinhavar uma futura parceria para a implantação do serviço especializado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O secretário da Semusp, Carlos Sant’Ana, esclareceu que o Centro possibilitará a efetiva proteção das vítimas, por meio de trabalho articulado de vários órgãos. “Esse projeto é fundamental, estudamos os critérios técnicos dessas áreas que demandam e necessitam. Trabalhamos em 2018 para que o projeto fosse acelerado e a participação do Estado auxiliaria nessa construção técnica”, enfatizou.

A diretora de Políticas de Segurança Cidadã e autora do projeto, Raquel Zimmermann, apresentou a proposta de estrutura física, equipe técnica, metodologia e dados estatísticos. “Em 2017 lançamos um Programa com diversas propostas que visam trabalhar preventivamente a questão da violência contra crianças e adolescentes, bem como fazer o enfrentamento e o atendimento qualificado. O Centro de Atendimento é uma demanda antiga do município, sendo que o nosso projeto foi elaborado após diversos estudos e em consonância com a Lei 13431/2017. O desafio é assegurar que a lei seja efetivada e por isto temos trabalhado para sensibilizar acerca da necessidade e urgência da implantação do Centro”, ressaltou.

A assessora da unidade de coordenação do Programa RS Seguro, Giovana Foppa, sinalizou a possibilidade e parceria com o Município. “Vamos encaminhar o projeto para dentro do Programa RS Seguro realizando as articulações necessárias com o objetivo de concretizar essa parceria e auxiliar São Leopoldo na implantação do Centro”, salientou.

Centro de Atendimento Integrado Ivi Fuchs
A proposta da Prefeitura de São Leopoldo é criar um Centro de Referência Especializado com atendimento integrado e integral para acolher crianças e adolescentes vítimas de violências sexual. No espaço será proporcionada a assistência em serviços de saúde como medidas profiláticas, coleta de provas, avaliação social, psicológica, perícias médicas e psicológicas, além do registro de ocorrência policial. O centro levará o nome de uma assistente social e ex-funcionária do Hospital Centenário falecida em 2017, referência no atendimento humanizado.

[Texto: Lohana Souza - estagiária da Semusp | Supervisão: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h