Acessibilidade

A + A A -
Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019 15:03 - Segurança

Inicia a instalação do cercamento eletrônico em São Leopoldo

Cercamento Eletrônico Foto: Divulgação Cercamento Eletrônico
Iniciou nessa terça-feira, 3 de dezembro, a instalação do cercamento eletrônico em São Leopoldo na avenida Mauá, no Centro. A cidade contará com 32 novos pontos até janeiro com objetivo de diminuir a criminalidade com relação ao furto de veículos. Os equipamentos serão interligados a uma central monitoramento  na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) transmitindo alertas em caso de situações de crime(furto, roubo, veículo sobre investigação) o aviso será disparado automaticamente para as instituições policiais.

A empresa DGT Tecnologia em Segurança e Comunicação é a responsável pela instalação do sistema. A primeira fase é de instalação dos  postes de metal, na próxima semana será iniciada a colocação das câmeras e os sensores do asfalto que detectam a passagem dos carros. A previsão de conclusão de todo o sistema em funcionamento é  janeiro de 2020.

O diretor de planejamento estratégico da Semusp, José Carlos Pedrozo, destacou que o  reconhecimento de leitura de placas de veículos é um avanço tecnológico, o que possibilitará o monitoramento de vários automóveis em tempo real. A cidade já contava com sete pontos, com os novos totalizará 39. “Trata-se de  uma inteligência artificial a serviço do combate a criminalidade, todos os carros que passarão pelos sensores, somente os que tiverem registro de ocorrências aparecerão no sistema de alerta. O sistema possibilita a integração entre os órgão de segurança   visando otimizar redução dos índices de criminalidade”, ressaltou.

Cercamento eletrônico no Estado
São Leopoldo é uma das cidades contempladas com o cercamento eletrônico. Ao todo 36 cidades gaúchas contarão com o sistema. A assinatura aconteceu no Palácio do Piratini ao todo são  187 pontos novos pontos de cercamento eletrônico. Os recursos são de Emendas Parlamentares da Bancada Gaúcha.

[Texto: Lohana Souza - estagiária da Semusp | Jornalista Responsável: Aline Marques - MTb: 8929 | Scom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h