Perguntas Frequentes

 

1 - Qual o horário de atendimento da Prefeitura?

2 - Qual o telefone geral da Prefeitura?

3 - Qual o horário da coleta seletiva e da coleta domiciliar?

4 - Onde posso descartar o lixo extradomiciliar?

5 - Como posso solicitar troca de lâmpadas no passeio público, limpeza de ruas e praças, recapeamento de via, erosão, desobstrução de boca de lobo, reposição de tampa de bueiros, revitalização de sinalização vertical e horizontal, denuncia de obra irregular, implantação de paradas de ônibus?

6 - Como faço pedidos de poda de árvores?

 7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?

8 - Como faço um alvará?

9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?

 

1. Qual o horário de atendimento da Prefeitura?

O horário de atendimento da Prefeitura - Centro Administrativo (Av. Dom João Becker, 754, Centro) é de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 16h, sem fechar ao meio dia. 

 

2. Qual o telefone geral da Prefeitura?

O número do telefone geral da Prefeitura é 3592 8811 - 3526 5000 ou 3526 5001.

 

3. Qual o horário da coleta seletiva e da coleta domiciliar?

Coleta Seletiva de segunda a sexta-feira a partir das 8h e a coleta domiciliar de SEG a SAB. Para saber o cronograma do seu Bairro consulte aqui.

Maiores informações pelo E-mail: coletaseletiva@saoleopoldo.rs.gov.br

 

4. Onde posso descartar o lixo extradomiciliar?

O lixo extradomiciliar pode ser descartado no Eco Ponto (Entreposto) localizado na Rua Leopoldo Albino Scherer, 470, bairro Scharlau de segunda a sábado. Contato: 3568-1780.

 

5. Como posso solicitar troca de lâmpadas no passeio público, limpeza de ruas e praças, recapeamento de via, erosão, desobstrução de boca de lobo, reposição de tampa de bueiros, revitalização de sinalização vertical e horizontal, denuncia de obra irregular, implantação de paradas de ônibus?

As solicitações são feitas por

- Tri dígito 156  de segunda a sexta-feira das 10h às 16h.

- Telefones 3526 5143 - 3526 5309 - 3526 5142 - 3526 5308

- APP COLAB.RE

- Fanpage www.facebook.com/ouvidoria municipalsaoleopoldo

- Pelo e-mail 156@saoleopoldo.rs.gov.br

 

6. Como faço pedidos de poda e corte de árvores?

Podas/Supressões de árvores em vias públicas:

- Pelo tri dígito 156 - de segunda a sexta-feira das 10h às 16h

- Pelos telefones 3526-5143 / 3526-5309 / 3526-5142 / 3526-5308

- APP COLAB.RE

- Fanpage www.facebook.com/ouvidoriamunicipalsaoleopoldo

- E-mail 156@saoleopoldo.rs.gov.br

- Árvores em terrenos particulares: os pedidos devem ser protocolados pessoalmente na SEMMAM - Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Rua da Praia, 50, Bairro Rio dos Sinos ou no Protocolo Geral da Prefeitura - Centro Administrativo das 10h às 16h de SEG a SEX sem fechar ao meio dia. 

- Árvores com galhos que estão encostando nos fios de energia elétrica, a poda é de competência da AES SUL - Central de Atendimento AES Sul: 0800 707 7272


 7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?

- Prefeitura: ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br

Presencial: das 10h às 16h de SEG a SEX sem fechar ao meio dia, no andar térreo do Centro Administrativo da Prefeitura e pelos telefones: 3526 5143 - 526 5309 - 3526 5142 - 3526 5308.

- Semae: ouvidoria@semae.rs.gov.br ou telefones (51) 35796000 e 0800-5102910.

- Hospital Centenário: ouvidoria@fhcsl.com.br

 

8. Como faço um alvará?

Clique aqui para consultar a cartilha.

 

9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?

Informações sobre nota fiscal eletrônica podem ser obtidas através do telefone 3526 5096 ou 3526 5097 das 10h às 16 horas ou e-mail nfse@saoleopoldo.rs.gov.br.

 

10. Onde fica o Conselho Tutelar? 

Os Conselhos Tutelares do Bairro Centro e Zona Norte, atendem no mesmo endereço Rua Adão Hoeffel, 59, Bairro Rio dos Sinos.

Telefone: (51) 3588 1759 - Celular:  (51) 8924 6360 e 8924 7303 

Horário de funcionamento: De segundas às quintas, das 8h30 às 17h.

Sexta: das 13h às 17h.

 

11. Onde me inscrevo no Bolsa Família?

 A inscrição no Bolsa Família deve ser realizada no CRAS da região em que mora. 

CRAS Centro - Av. Osvaldo Aranha, 56 - Bairro Centro

Fone: (51) 3566.1555 - crascentro@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Leste

Av. Feitoria, 5685 - Bairro Feitoria - Fone: (51) 3554.0402

crasleste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Norte

Av. Henrique Bier, 2043 - Bairro Campina

Fone: (51) 3572.3196 - crasnorte@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Nordeste

Rua Mauá, 2141 - Bairro Santos Dumont

Fone: (51) 3591.4606 - crasnordeste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Oeste

Rua Visconde de São Leopoldo, 83 - Bairro Vicentina

Fone: (51)3592.8467 - crasoeste@saoleopoldo.rs.gov.br

O horário de funcionamento de todos os CRAS é de Segunda a Quinta, das 8h30 às 17h, e Sexta-feira das 13h às 17h.

 

12. Como e onde posso me inscrever no Minha Casa Minha Vida?

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Habitação:

Endereço: Rua São Caetano, 1025 - Centro - CEP 93010-030
Telefone: (51) 3589.1122 / 3589.5222
Fax: 3589.5227
E-mail: semhab@saoleopoldo.rs.gov.br
E-mail do Serviço Social da Semhab:  semhabssocial@saoleopoldo.rs.gov.br
Horário de expediente: 10h às 16h

Necessário ter no máximo 3 salários mínimos e comprovante que mora no Município (antigo e atualizado), CPF e RG.

 

13. Onde faço o cartão do SUS e quais documentos são necessários?

Local: UBS Materno Infantil

Rua: São Joaquim, 988 Centro (2° andar).

Documentos:

- CPF - Obrigatório para todas as idades, inclusive para crianças recém nascidas; - RG (Carteira de Identidade) ou Certidão Nascimento (para crianças); - Comprovante de residência atualizado

 

14. Onde posso pagar as taxas da Prefeitura? 

As taxas podem ser pagas nos Bancos Públicos e lotéricas.

 

15. Como faço a Declaração de Residência ou Endereço?

A Declaração de Residência ou Endereço deve ser solicitada no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura (Centro Administrativo) e encaminhada para Secretaria de Habitação SEMHAB. Os documentos necessários são um comprovante de endereço (atualizado e antigo), original e cópia do RG,CPF, título de eleitor e cartão do SUS.

 

16. Como solicitar certidões?

-  Negativa de débito: Quando não há débitos ou parcelamento o titular ou procurador pode solicitar no site clicando aqui.

-  Certidão positiva com efeito de negativa: Quando há parcelamentos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.

-  Certidão positiva: Quando há débitos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.

 

17. Como eu solicito 2° via do carnê do IPTU?

A solicitação pode ser feita no Setor de Atendimento Fazendário - IPTU no Centro Administrativo - Prefeitura das 10h às 16h sem fechar ao meio dia - é necessário o nome do proprietário e o endereço.

Ou a emissão pela Internet na página da Prefeitura no Portal de Serviços Eletrônicos.

- clicando aqui

Passo-a-passo para a obtenção da 2ª via do carnê de IPTU:

1. Entrar na página Consulta IPTU

2. Preencher o número da INSCRIÇÃO do imóvel e CPF do proprietário (essas informações constam nas guias de pagamento do carnê) e clicar em 'Consultar'

 

3. Clicar em cima da parcela que deseja efetuar o pagamento e depois clicar em 'Relatórios';
4. Selecionar 'Carnê IPTU';
5. Completar com a data que deseja efetuar o pagamento;
6. Imprimir. Aparecerá a guia que será impressa.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h