Perguntas Frequentes

 

1. Qual o horário de atendimento da Prefeitura?

 

2. Qual o telefone geral da Prefeitura?

 

3. Qual o horário da coleta seletiva e da coleta domiciliar?

 

4. Onde posso descartar o lixo extradomiciliar?

 

5. Como posso solicitar troca de lâmpadas no passeio público, limpeza de ruas e praças, recapeamento de via, erosão, desobstrução de boca de lobo, reposição de tampa de bueiros, revitalização de sinalização vertical e horizontal, denuncia de obra irregular, implantação de paradas de ônibus?

 

6. Como faço pedidos de poda de árvores?

 

7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?

 

8. Como faço um alvará?

 

9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?

 

1. Qual o horário de atendimento da Prefeitura?

- Horário de Atendimento: A partir das 9h às 14h (seg-sex), sem fechar ao meio-dia.

- Endereço: Av. Dom João Becker, 754 - Centro. 

 

2. Qual o telefone geral da Prefeitura?

O número do telefone geral da Prefeitura é (51) 2200-0201.

 

3. Qual o horário da Coleta Seletiva e da Coleta Domiciliar?

Coleta Seletiva: A partir das 8 horas (seg-sex).

- Maiores Informações: coletaseletiva@saoleopoldo.rs.gov.br.

 

Coleta Domiciliar: A partir das 8 horas (seg-sáb) conforme cronograma do seu bairro.

- Para Informações do Cronograma de seu Bairro consulte aqui.

 

4. Onde posso descartar o Lixo Extradomiciliar?

O lixo extradomiciliar pode ser descartado no Eco Ponto (Entreposto)

- Telefone: (51) 3568-1780.

- Endereço: Leopoldo Albino Scherer, 470 - Scharlau (seg-sáb).

 

5. Como posso solicitar Troca de Lâmpadas Públicas, Limpeza de Ruas e Praças, Recapeamento de Via, Erosão, Desobstrução de Boca de Lobo, Reposição de Tampa de Bueiros, Revitalização de sinalização vertical e horizontal, denuncia de obra irregular, implantação de paradas de ônibus?

As solicitações relacionadas ás estruturas da cidade são feitas por:

- Telefone: 156 de Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h.

- Facebook: www.facebook.com/ouvidoriamunicipaldesaoleopoldo

- E-mail: 156@saoleopoldo.rs.gov.br / ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br

- Aplicativo: COLAB.RE

                   - Download para Android

                   - Download para Iphone (IOS)

 

6. Como faço pedidos de poda e corte de árvores?

As solicitações de Podas/Supressões de Árvores em vias públicas são feitas por:

- Árvores em terrenos particulares: os pedidos devem ser protocolados pessoalmente na SEMMAM - Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Rua da Praia, 50, Bairro Rio dos Sinos.

- Árvores com galhos que estão encostando nos fios de energia elétrica deve-se contatar o telefone 156.

- Telefone: 156 de Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h.

- Facebook: www.facebook.com/ouvidoriamunicipaldesaoleopoldo

- E-mail: 156@saoleopoldo.rs.gov.br / ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br

- Aplicativo: COLAB.RE

                   - Download para Android

                   - Download para Iphone (IOS)

 

 7. Onde posso fazer reclamações sobre a Prefeitura, o Semae e o Hospital Centenário?

- Atendimento Presencial: Segunda-feira à Sexta-feira das 9h às 14h sem fechar ao meio dia Centro Administrativo da Prefeitura e pelo telefone 156.

IMPORTANTE!  -  Os cidadãos podem entrar em contato para agendar atendimento pessoal com o ouvidor do SEMAE.

- Prefeitura: ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br

- Hospital Centenário: ouvidoria@fhcsl.com.br

- Semae: ouvidoria@semae.rs.gov.br 

                - Falta de água e vazamentos (24h): 0800 510 2910

                - PABX: (51) 3579-6000

 

8. Como faço um alvará?

Clique aqui para consultar a cartilha.

 

9. Onde posso ter informações sobre a nota fiscal eletrônica?

Informações sobre nota fiscal eletrônica podem ser obtidas pelo e-mail: nfse@saoleopoldo.rs.gov.br.

Telefone: (51) 2200-0475 das 9h às 14h. 

 

10. Onde fica o Conselho Tutelar? 

Os Conselhos Tutelares do Bairro Centro e Zona Norte, atendem no mesmo endereço Rua Adão Hoeffel, 59, Bairro Rio dos Sinos.

- Telefone: (51) 3592-9599 

- Horário de Funcionamento: 8h-11h e 13h-17h. (seg-sex)

 

11. Onde me inscrevo no Bolsa Família?

A inscrição no Bolsa Família deve ser realizada no CRAS da região em que mora. 

- Horário de Funcionamento: Para todos os CRAS é de Segunda-feira à Quinta-feira, das 8h30 às 17h, e Sexta-feira das 13h às 17h.

 

CRAS Centro

Av. Osvaldo Aranha, 56 - Bairro Centro

(51) 3566-1555 - crascentro@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Leste

Av. Feitoria, 5685 - Bairro Feitoria

(51) 3554-0402 - crasleste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Norte

Av. Henrique Bier, 2043 - Bairro Campina

(51) 3572-3196 - crasnorte@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Nordeste

Rua Mauá, 2141 - Bairro Santos Dumont

(51) 3591-4606 - crasnordeste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

CRAS Oeste

Rua Visconde de São Leopoldo, 83 - Bairro Vicentina

(51) 3592.8467 - crasoeste@saoleopoldo.rs.gov.br

 

12. Como e onde posso me inscrever no Minha Casa Minha Vida?

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Habitação:

Endereço: Dom João Becker, 754, térreo
Telefone: (51) 2200-0345
E-mail: semhab@saoleopoldo.rs.gov.br
E-mail do Serviço Social: semhabssocial@saoleopoldo.rs.gov.br
Horário de expediente: 9h às 14h

Necessário ter no máximo 3 salários mínimos e comprovante que mora no Município (antigo e atualizado), CPF e RG.

 

13. Onde faço o cartão do SUS e quais documentos são necessários?

Onde encontrar, contatos, horário de atendimento e documentos necessários:

Endereço: Centro Médico Capilé – 1.º Andar - Rua Conceição, n° 679 - Centro - São Leopoldo (RS)

Horário de atendimento: 7h às 17h

 

COMO FAZER: Para confecção ou renovação do cartão SUS é necessário apresentar documento de identidade oficial, CPF e comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora! 

 

 

14. Onde posso pagar as taxas da Prefeitura? 

As taxas podem ser pagas nos Bancos Públicos e em qualquer lotérica da cidade.

 

15. Como faço a Declaração de Residência ou Endereço?

A Declaração de Residência ou Endereço deve ser solicitada no Protocolo Geral da Prefeitura (Centro Administrativo - Térreo) e após isto encaminha-se para Secretaria de Habitação (SEMHAB). 

Documentos Necessários: RG,CPF necessitam cópia e a original, Comprovante de Endereço (atualizado e antigo), Título de Eleitor e Cartão do SUS.

 

16. Como solicitar certidões?

- Negativa de débito: Quando não há débitos ou parcelamento o titular ou procurador pode solicitar no site clicando aqui.

- Certidão positiva com efeito de negativa: Quando há parcelamentos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.

- Certidão positiva: Quando há débitos o titular ou procurador pode solicitar no site, mas é necessária uma senha eletrônica que deve ser feita na Prefeitura.

 

17. Como eu solicito 2° via do carnê do IPTU?

- A solicitação pode ser feita no Setor de Atendimento Fazendário - IPTU no Centro Administrativo - Prefeitura (Térreo

- Horário de Atendimento das 9h às 14h sem fechar ao meio dia - é necessário o nome do proprietário e o endereço.

- Aplicativo: APP Cidadão - São Leopoldo

                   - Download para Android

                   - Download para Iphone (IOS)

 

Passo-a-passo para a obtenção da 2ª via do carnê de IPTU:

         1. Entrar na página Consulta IPTU

         2. Preencher o número da INSCRIÇÃO do imóvel e CPF do proprietário (essas informações constam nas guias de pagamento do carnê) e clicar em 'Consultar'

         3. Clicar em cima da parcela que deseja efetuar o pagamento e depois clicar em 'Relatórios';

         4. Selecionar 'Carnê IPTU';

         5. Completar com a data que deseja efetuar o pagamento;

         6. Imprimir. Aparecerá a guia que será impressa.

Acessibilidade

A + A A -
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h