Acessibilidade

A + A A -

Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog

Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog
 
Endereço: Rua Oswaldo Aranha, 934  Centro - São Leopoldo  RS
CEP: 93010-040
Telefone: (51) 3592 9133
E-mail: biblioteca@saoleopoldo.rs.gov.br
 
Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira: das 8h às 18h
 
Histórico
 
A Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog foi criada pelo Decreto Municipal nº 19A em 10 de novembro de 1941, com o nome de Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. A mudança de nome ocorreu em 23 de abril de 2007, a partir da Lei nº 6195, que instituiu uma política municipal para o livro. A Biblioteca passou a se chamar Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog em homenagem ao escritor leopoldense e membro da Academia Brasileira de Letras, Clodomir Vianna Moog.
A Biblioteca Vianna Moog compõe, juntamente com o Teatro Municipal, a Galeria de Arte Liana Brandão e a Sala de Cinema, o Centro Cultural José Pedro Boéssio. O prédio que hoje abriga a Biblioteca, localiza-se na região central da cidade de São Leopoldo, na Praça 20 de Setembro, e foi inaugurado em 12 de setembro de 1974.
 
Missão e objetivo
 
A missão da Biblioteca Vianna Moog é contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade, promovendo o exercício da cidadania, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários. Tem por objetivo possibilitar o acesso à informação para toda a comunidade, incentivando o gosto pela leitura, contribuindo assim para a formação cultural e social dos cidadãos.
 
A Biblioteca Vianna Moog hoje
 
A Biblioteca Vianna Moog dispõe de um espaço privilegiado, permitindo o armazenamento do acervo e a execução de serviços internos da instituição. Há espaços para leitura, atividades culturais e de lazer. O espaço é composto pelo Setor de Atendimento ao Público, Setor de Referência, Setor de Processamento Técnico, Setor de Encadernação, Setor de Literatura Infantil e Contação de Histórias, Setor de Literatura Juvenil, Jardim da Leitura, Sala João Moura e Telecentro Comunitário.
O acervo da Biblioteca é composto por livros, periódicos, audiovisuais, audiolivros e acervo em braile. O software de gerenciamento utilizado é o Pergamum, que possibilita que os usuários tenham acesso ao acervo online. O sistema de classificação utilizado é a Classificação Decimal Universal (CDU) e a catalogação é realizada tendo como base o Código de Catalogação Anglo-Americano, segunda edição.
 
Procedimentos para cadastro
 
Para realizar empréstimos de materiais é necessário estar cadastrado na Biblioteca. Para efetuar o cadastro é necessária a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.
O usuário pode retirar 2 (dois) exemplares por vez, com o prazo de devolução de 15 dias. Caso necessário os exemplares podem ser renovados pelo usuário. Também é possível que o usuário faça reservas de exemplares que estejam emprestados.
 
Acesse o acervo da Biblioteca através do link:
 
Acompanhe informações da Biblioteca pela página:

 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h