Acessibilidade

A + A A -

Museu do Rio dos Sinos

MUSEU DO RIO DOS SINOS

São Leopoldo reencontrando com o Rio dos Sinos.

 

O Museu do Rio dos Sinos abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, tudo com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

Está aberto à visitação (com entrada franca) durante todo o ano, de segunda à sexta-feira, das 9h30min. às 15h30min. A casa também abre um domingo por mês, das 14h às 18h, sempre concomitante com o Evento Sarau do Rio, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais – SECULT.

O Museu do Rio dos Sinos realiza visitas guiadas para grupos, nas terças-feiras e quintas-feiras, sempre com agendamento prévio, que deve ser solicitado por e-mail.

As visitações individuais não necessitam de agendamento, a menos que seja para pesquisa.

O Museu do Rio dos Sinos é parte integrante do Parque Rua da Praia – Neustadt e atua de forma conjunta e complementar com o Jardim Botânico de São Leopoldo e com o Centro Permanente de Educação Ambiental – CEPEA, na implementação da política socioambiental do Município.

Atuação integrada com o Jardim Botânico de São Leopoldo, que está sediado no Parque Imperatriz Leopoldina. O Jardim Botânico, tendo a função de manter e exibir coleções de plantas com interesse para a conservação e busca manter a exibição das espécies nativas que compõe a bacia do Rio dos sinos.

 

A SEDE – ANTIGO CAIS DO PORTO DE SÃO LEOPOLDO

Com sede nas dependências do prédio que fora do antigo Cais do Porto de São Leopoldo, restaurado e inaugurado no dia 18 de agosto de 2012 e está situado na margem direita do Rio dos Sinos, representando na sua estrutura física, o maior acervo com representatividade histórica.

Foi restaurado em 2012 com a Contrapartida de Parâmetros Urbanísticos, asseguradas pela Lei Municipal nº.7567/2011, para por sua importância, tornar-se a casa da memória do Rio dos Sinos.

 

           Antes da Restauração                                                                                                        Atualmente                        

                                                                   

 

A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos - MRS, remonta a meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo. Era de propriedade da família Blauth, que explorava a navegação comercial pelo Rio dos Sinos até Porto Alegre. Já por volta de 1860, o Rio dos Sinos era apontado pelas autoridades, como um dos mais importantes da província. As embarcações cruzavam o rio carregando e descarregando produtos coloniais. O destino era Porto Alegre, de onde traziam artigos da indústria para as colônias.

No início do século XX o Rio dos Sinos também sediava diversas competições náuticas, sobretudo de remo, que mobilizava centenas de pessoas.

 

 

Atualmente a população pode reencontra-se com o Rio dos Sinos, pelo espaço que converge a educação ambiental, o resgate histórico e as atividades esportivas e culturais.

 

            Sarau do Rio                                                                                                                        Canoagem               

                                                                    

 

Meios de Contato

Endereço: Rua da Praia, nº 52 – Bairro Rio dos Sinos – CEP 93110-010.

Telefone: (51) 2200-0664

E-mail: agendarmuseudorio@saoleopoldo.rs.gov.br

Coordenadoria: Maristela Letti

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h30min. às 15h30min. Também abre um domingo por mês, das 14h às 18h, de acordo com o calendário do Sarau do Rio.

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h