Acessibilidade

A + A A -

Pesquisa de preços Ovos de Páscoa

 

No período de 07 a 11/03, o Procon de São Leopoldo realizou um comparativo de preços de ovos de Páscoa entre sete fornecedores locais, que aceitaram participar da pesquisa. De acordo com o diretor do Procon, Clovis Okada, este levantamento ilustra um panorama da oferta de ovos de chocolate e seus respectivos valores no comércio de São Leopoldo durante os dias pesquisados. Foram analisadas as principais marcas de chocolate encontradas no mercado de São Leopoldo. A maior variação encontrada foi de 148% no ovo com peso de 120g de uma das marcas. O menor valor foi de R$16,90 e o maior foi de R$41,90.

De acordo com as pesquisadoras, Margarete Dias e Ana Carolina Michel, servidoras do Procon, personagens com direitos de uso e brindes influenciam na valoração dos ovos de Páscoa. "O consumidor acaba pagando mais caro por estes produtos", analisa Margarete. 

Confira a tabela completa abaixo.

O Procon orienta os consumidores que pesquisem e estejam atentos, principalmente ao peso dos ovos, que pode variar muito, assim como o preço. Uma dica importante aos pais é para que, quando saírem para as compras, evitem levar as crianças. Elas são mais facilmente influenciadas por brindes e personagens que, na maioria das vezes, encarecem consideravelmente o valor do produto.

“O objetivo da pesquisa foi demonstrar a variação de preços de um fornecedor para outro e incentivar a pesquisa de preços dos consumidores, o que pode significar uma grande economia no seu orçamento doméstico”, ressalta Okada.

A metodologia utilizada foi identificar o menor valor do produto, segmentado pelo seu peso. Quando isso não foi possível, devido a diversidade de peso encontrado no mercado, o Procon adotou como critério o peso mais próximo ao peso proposto inicialmente - 100 gramas, 180 gramas, 270 gramas e 500 gramas. A pesquisa consiste em uma amostragem de preços de produtos e não representa a totalidade dos itens disponíveis em cada fornecedor.  

A dificuldade inicial, para Margarete Dias, foi a diversidade de pesos. “Tivemos dificuldades em categorizar estes produtos por peso, já que cada fornecedor possui uma padronização própria, não obedecendo uma uniformidade. Outro fato que chamou a atenção foi a diminuição do tamanho dos ovos de 500g. Apenas um dos fornecedores apresentou ovo desta gramatura”, destaca Margarete.

O Procon municipal funciona no Centro Administrativo, avenida Dom João Becker, 754, centro. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h. As senhas de atendimento são distribuídas até as 15h. O telefone é o 151 ou 3526-5144.

 

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h