Acessibilidade

A + A A -

Pesquisa de preços Ovos de Páscoa

Na véspera de Semana Santa, o Procon de São Leopoldo realizou uma pesquisa de ovos de Páscoa em São Leopoldo, no período de 3 a 7 de abril. Percorrendo a região central e bairros, foi constatado que este ano, muitos mercados não apostaram na venda de ovos de chocolate. 
 
De acordo com o diretor do Procon, Clovis Okada, comentários sobre o alto valor alcançado pelos chocolates, dificuldades de negociação com os fabricantes que não aceitavam receber os produtos não comercializados no período e a quantidade significativa de perda, devido aos “ovos quebrados”, que impedem a comercialização, foram algumas das causas apontadas. Diante deste cenário, a pesquisa do Procon conseguiu reunir sete fornecedores que aceitaram participar deste levantamento, para  compor um panorama do comércio de ovos de Páscoa e seus respectivos preços em São Leopoldo.
 
A pesquisa foi realizada pelas servidoras Anajara Nowatzki e Tatiane Fagundes. Segundo Anajara, além da menor oferta de estabelecimentos comercializando o produto, ficou claro também, a diminuição do tamanho dos ovos: “Exemplo que ilustra bem isso, é caso do fabricante Nestle, que este ano, optou em não produzir ovos com peso de 500 gramas” – disse Nowatzki.
 
Em pesquisas anteriores, os brindes, que foram novidade e uma forte tendência, tornaram-se hoje, uma estratégia de venda: “Além da diminuição do chocolate, os brindes ganharam ênfase especial. Hoje, o brinde se destaca mais do que o chocolate. Os próprios encartes promocionais retratam isso, quando anunciam o ovo e, em uma espécie de lupa, de forma ampliada, o brinde que acompanha o produto” – assegura Tatiane.
 
Clovis Okada, diretor do Procon, alerta que brindes e ovos com personagens, apesar de serem mais atrativos às crianças, acabam encarecendo muito o produto para os pais. Por isso, aconselha os pais que saírem em busca de presentes para a Páscoa, deixar as crianças em casa para evitar que as compras excedam o limite do valor planejado. Conversar com os filhos, explicando o que se pretende gastar é uma ótima oportunidade de demonstrar e explicar o saudável hábito de manter um equilíbrio financeiro. “É uma forma de ensinamento e planejamento para não se endividar em família e enaltecer a simbologia da Páscoa” – afirma Okada.
 
Chamou a atenção das pesquisadoras que marcas tradicionais de fabricantes de ovos de chocolate, como Neugebauer e Hershey’s, não foram encontrados na pesquisa. Por outro lado, novas marcas como Del Laguz e Florybal começaram a ganhar espaço nas gôndolas do supermercado. Tatiane informa que a pesquisa realizada pelo Procon é uma amostragem dos produtos verificada no estabelecimento naquela data da pesquisa: “Os valores podem oscilar para mais ou para menos, assim como os produtos encontrados naquela semana podem não ser mais encontrados. Mas, podemos afirmar que os preços retratam um valor médio praticado no município”, explica Okada. 
O levantamento de preços teve por objetivo principal demonstrar a variação de preços e incentivar os consumidores a pesquisar. 
 
A metodologia utilizada na pesquisa foi identificar o menor valor do produto, segmentado por um peso, estipulado pelo Procon. Quando isso não foi possível, devido à diversidade encontrada no mercado, a pesquisa adotou como critério o peso mais próximo proposto inicialmente - 100 gramas, 180 gramas, 270 gramas e 500 gramas. Segundo Anajara, categorizar os ovos de chocolate por peso tem trazido grande dificuldade para a tabulação da pesquisa: “Cada fabricante possui muitas linhas de produtos, com diferentes pesos, o que tem tornado, a cada ano, a tabulação mais complexa e difícil. O fato é que hoje não existe mais um peso padrão”, sentencia Anajara.
 
Diante dos números da pesquisa, segundo Okada, pode se extrair informações importantes, como a variação de um mesmo produto, de um fornecedor para o outro. Foram identificadas variações importantes, como 31% no ovo Ferrero Star Wars (Ferrero) de peso de 100 gramas; 30% no Ovo Prestígio (Nestle); 24% no ovo Serenata de Amor (Garoto), 270 gramas e 16% no ovo Laka (Lacta), peso 500 para citar alguns exemplos. Se considerarmos todas as marcas pesquisadas de ovos com peso de 100 gramas, chegaremos a impressionante variação de 331% entre o menor e o maior preço praticado.
 
Contato Procon
O atendimento é realizado no Centro Administrativo, avenida Dom João Becker, 754, térreo, centro. O horário de atendimento ao público é das 10h às 16h. As senhas de atendimento são distribuídas até as 15h. O telefone é o 151 ou 3526-5144.
 
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h