Acessibilidade

A + A A -

Secretaria Municipal de Direitos Humanos - SEDHU

Secretário: Vilson Eduardo Fischer de Moraes
 
Endereço:  Av. Dom João Becker, 754, 3º andar do prédio administrativo, Centro – São Leopoldo.
CEP: 93010-010
Telefones: (51) 2200 0265  -  (51) 2200 0266
Horário de expediente: de segunda à sexta, das 9 h às 14 h.
 
A Secretaria Municipal de Integração Social, também conhecida como Secretaria de Direitos Humanos, tem por objetivos incidir no acesso aos Direitos Humanos, atuando no âmbito do monitoramento e acesso às garantias fundamentais, na Educação em Direitos Humanos e na promoção dos mecanismos e instâncias democráticas de relação entre Sociedade Civil e Governo. Compreende a realização de programas, ações, atuação normativa, de participação social, de acessibilidade, na melhora dos índices de gestão e promoção em Direitos Humanos e de políticas públicas e diretrizes voltadas principalmente aos direitos da juventude, da igualdade racial, do idoso, das Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais - LGBT, das pessoas com deficiência e demais minorias sociais,  assim como a prevenção e conscientização sobre o uso de drogas, objetivando a integração à vida comunitária e a melhora na qualidade de vida.
 

Gabinete da Secretaria

Atua na assistência ao Secretário, no desempenho de suas atribuições e compromissos relativos à promoção, divulgação e garantias referentes aos Direitos Humanos com foco nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, jovens, idosos, de igualdade racial e LGBTs. O Chefe de Gabinete também é responsável por transmitir ordens e despachos do Secretário às unidades da própria secretaria, além submeter a sua consideração assuntos de urgência ou de tratamento imediato e que digam respeito à violação de Direitos Humanos.

E-mail:gabinete.direitoshumanos@saoleopoldo.rs.gov.br

 

Coordenação Geral 

À Coordenação Geral de Integração Social cabe a direção de grupos de trabalho que busquem a criação de ferramentas e estudo das ferramentas já existentes no combate as intolerâncias e violações de direitos. Cabe também a Coordenação o insentivo a políticas de ação afirmativa no objetivo de em conjunto com a sociedade civil instituir fóruns para fomentar a criação de Conselhos de Defesa de Direitos. Representar a Secretaria de Integração Social na articulação e na implantação de políticas públicas de integração social bem como os demais projetos desenvolvidos na secretaria. 

E-mail: coordenacao.direitoshumanos@saoleopoldo.rs.gov.br

 

 

Diretoria de Políticas de Integração Social

Atua no planejamento, monitoramento e avaliação de programas, projetos e serviços que incidem na garantia dos Direitos Humanos, especialmente das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, jovens, idosos, de igualdade racial e LGBTs, promovendo formas de interação e diálogo entre governo e sociedade civil, incidindo de forma normativa e na apreensão de temas pertinentes à secretaria.

Email: diretoria.direitoshumanos@saoleopoldo.rs.gov.br

 

Atividades periódicas desenvolvidas e acompanhadas pela Secretaria:

GT Direitos Humanos – com reunião periódica na última quinta-feira do mês, às 17:00.

Encontro com idosos realizados com a seguinte rotina e locais:

 - Câmbio – quintas pela manhã, no Centro de Eventos de São Leopoldo;

- Mat Pilates  – segunda à sexta, pela manhã e tarde  no Centro de Eventos de São Leopoldo;

- Grupo de Convivência Chimarrão – Parque do Trabalhador – atividades físicas todas as terças-feiras à tarde;

- Dança – terças-feiras pela manhã, no Centro de Eventos de São Leopoldo;

OBS: As atividades com Idosos permanecem em recesso no mês de janeiro;

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h