Acessibilidade

A + A A -

PRP - Parque Rua da Praia

Diretor: Daniel Sauer
Endereço: Rua da Praia, nº 52 – Bairro Rio dos Sinos – CEP 93110-010.
Telefone: (51) 2200-0664
E-mail: parque.ruadapraia@saoleopoldo.rs.gov.br
Redes Sociais: www.facebook.com/parqueruadapraiasl
Como chegar: https://goo.gl/maps/He5teqMwidXKrX4p8 
Atendimento externo: segunda à sexta-feira, das 9h30min. às 15h30min. Também abre um domingo por mês, das 14h às 18h, de acordo com o calendário do Sarau do Rio.
 
 
 
CAMINHANDO SE FAZ O CAMINHO! 

O Parque Rua da Praia - Neustadt é um parque urbano com características históricas e naturais que visa promover a recuperação e preservação ambiental, histórico cultural e turística da orla do Rio dos Sinos e bairros adjacentes, restabelecendo a função  social do espaço urbano e o uso sustentável dos recursos naturais.
O Museu do Rio dos Sinos é definido por Lei Municipal como a Sede Administrativa do Parque Rua da Praia - NEUSTADT. Por Decreto Municipal foi unificado o Projeto de Revitalização Socioambiental da Rua da Praia (antiga Rua da Margem), com o b  Projeto Neustadt, Memorial Henrique Prieto e Projeto Casa de Cultura Ecológica, instituindo o Parque Rua da Praia - Neustadt e criando o Conselho Consultivo do Parque Rua da Praia - Neustadt.
O Parque Rua da Praia é gerido pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo por meio da Diretoria do Centro Roessler e Museu do Rio, órgão diretivo da Secretaria do Meio Ambiente - SEMMAM. 
 
 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE:
Desenvolver a importância cultural, ambiental, histórica, econômica, recreativa e esportiva da Rua da Praia para a cidade de São Leopoldo e região; Contribuir para a recuperação do Rio dos Sinos, para adequada Gestão dos Recursos Hídricos e preservação do Sistema Municipal de Proteção Contra as Cheias (Diques); Buscar a recuperação e preservação, do conjunto arquitetônico histórico da Rua da Praia e do seu entorno; Contribuir para a gestão do Parque Mauá, considerando os objetivos do Parque Rua da Praia; Promover educação ambiental nas áreas úmidas e lagos das regiões Norte e Nordeste de São Leopoldo; Potencializar o ecoturismo local, nos segmentos de: gastronomia, música, folclore, literatura, tradições e sua relação com a história do município. 
Outro importante ponto deste projeto foi a Revitalização da Rua da Praia com foco em suas características históricas e, a reforma da casa onde residiu Henrique Luiz Roessler, pioneiro do ambientalismo no Brasil.
 
ATIVIDADES AMBIENTAIS
Trilha Urbana Caminhos do Rio dos Sinos: A Trilha Urbana é um instrumento metodológico que promove o encontro de diferentes percepções e consequentemente de diferentes olhares, visa à reconexão entre o Rio dos Sinos, a população a cultura e a história de nossa cidade.
Pensar, vivenciar e experimentar caminhadas pelas ruas observando a paisagem e as modificações no tempo e no espaço são passos no reconhecimento da conexão entre o meio ambiente, a população e a cultura local. Mostrar a população a importância da existência e da preservação deste sistema de contenção das cheias para a população, além de instigar a reflexão sobre a sua importância.
 
  • O Parque Rua da Praia - Neustadt, possui diversos espaços com atrações naturais e históricas:

 

  • Museu do Rio dos Sinos; Sobrado da Sede da SEMMAM e Antiga casa de Henrique Luiz Roessler, todos na Rua da Praia.  
 
  • Monumento aos 175 Anos da Imigração Alemã; 

 

  • Dique 908 - Sistema de Proteção Contra as Cheias; 
 
  • Ponte 25 de Julho 
 
  • Paisagens da Rua da Praia
 
EcoCine Diálogos Ambientais: O EcoCine objetiva dar visibilidade às discussões ambientais, já que desconhecimento e a falta de informação continuam sendo os grandes responsáveis pela manutenção do estado de destruição e desperdício dos recursos naturais que se verifica
atualmente.
Por meio de produções como filmes e documentários, de curta e média duração e articulados com oficinas e debates as atividades terão como foco as questões hídricas e sempre fazendo a conexão com a realidade de nossa cidade.
 
Eu Vou de Bike: O objetivo do Eu Vou de Bike é restabelecer o contato da população com o Rio dos Sinos e sua história. Além de estimular as pessoas a terem mais qualidade de vida através dos exercícios físicos e da educação ambiental. No percurso com paradas estratégicas de forma transversal são tratadas temáticas relacionadas a recursos hídricos, resíduos sólidos, tratamento da água e outros. 
 
Sarau do Rio: O Sarau do Rio é a combinação entre as artes, história, meio ambiente e gastronomia. O Sarau do Rio é uma atividade que já ocorre e está consolidada e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura - SECULT. O Sarau também consta como uma das atividades do Parque Rua da Praia. A Diretoria do Centro Roessler e Museu do Rio participara do Sarau, promovendo atividades de educação ambiental e sustentabilidade, interagindo com o público já existente.
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h