Acessibilidade

A + A A -

Alimentação Escolar

A alimentação escolar (merenda), sob a responsabilidade da Prefeitura de São Leopoldo, é fornecida à todas as escolas da rede municipal - 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) e 37 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS).  Nas EMEIS e nas EMEFS com educação infantil são servidas 4 tipos de refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. No fundamental é servido 1 tipo de refeição sendo na segunda-feira lanche e nos demais dias refeição salgada; na modalidade integral é servido café da manhã, almoço e lanche da tarde; na modalidade EJA são refeições com comida salgada diariamente e ainda em outras 2 escolas com projeto serve-se café da manhã, almoço e lanche da tarde.

No total são atendidos diariamente cerca de 24 mil alunos e distribuídas cerca de 43 mil refeições/dia, com investimento de R$ 350 mil.

A alimentação escolar visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, além de prover a prática de hábitos alimentares saudáveis, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem os hábitos alimentares e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além disso, auxilia na melhoria do rendimento escolar, já que crianças melhor alimentadas aprendem com maior facilidade.  O ato de alimentar-se com outros colegas também é considerado fator importante para o convívio social das crianças.

Exemplos de cardápios da rede municipal de ensino: arroz, feijão, omelete, massa, aipim, carne de panela, beterraba cozida, risoto de frango, couve na manteiga refogada, polenta com frango desfiado, moranga com milho, repolho, guisado com molho e sucos como o de laranja com cenoura. No lanche: bolos caseiro, cucas coloniais, pão caseiro, torta de bolacha com creme e frutas picadas, e para beber sucos naturais, achocolatado, café com leite e/ou chás. 

Consulte o cardápio completo nos documentos abaixo.

 

Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h