Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Dia histórico para os povos indígenas do RS: ministra Sonia Guajajara recebe demandas das comunidades

24/11/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Bruno Zabka

Comunidade Por Fi Ga entregou reivindicação relacionada à área em São Leopoldo

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi o palco de um dia importante para a comunidade indígena de São Leopoldo, nesta quinta-feira, 23 de novembro. As lideranças da aldeia Por Fi Ga tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações diretamente à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. A secretária de Direitos Humanos, Nadir Jesus, e a diretora de Políticas de Direitos Humanos, Janaína Souto, acompanharam a reunião.

O comprometimento do poder público municipal nesta caminhada foi destacado pela secretária Nadir. “Hoje foi um passo importante. Isso faz com que São Leopoldo, cada vez mais, com essa gestão, afirme o compromisso com as políticas públicas voltadas aos povos indígenas, os kaingangs da nossa cidade”, falou. A Secretaria elaborou um documento para solicitar a celeridade no processo, iniciado em 2008, que tem como objetivo a doação da área de terras do município destinadas ao reassentamento da comunidade kaingang - aldeia Por Fi Ga - para a União. O apanhado de documentos foi entregue em mãos à ministra Sonia Guajajara pela liderança indígena da aldeia Por Fi Ga, Dorvalino Cardoso. 

Ainda nesta quinta-feira, em reunião com o governador Eduardo Leite, a ministra garantiu a criação de um grupo de trabalho que ficará responsável por flexibilizar as questões que envolvem as demandas do povo indígena no Estado. “Nesta visita o nosso objetivo foi dialogar com as prefeituras e com o governo para articular as políticas indigenistas do Estado”, comentou Sonia. Ela ainda criticou o governo passado que barrou o desenvolvimento destas políticas que estão sendo retomadas neste ano.

Para o professor Dorvalino Cardoso, essa data ficará na lembrança. "A gente é muito grato à Prefeitura de São Leopoldo que nos apoia neste processo. Se a solicitação der certo ficaremos muito satisfeitos", avaliou.

Entenda

A Comunidade Kaingang de São Leopoldo luta desde 2008 pela transferência das terras do município destinadas ao reassentamento da comunidade Por Fi Ga à União do governo federal. Este movimento tem como objetivo finalizar este processo que vem atravancado há 15 anos. A documentação do município foi encaminhada para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), órgão federal que deve retomar os trâmites.

As reivindicações das comunidades de povos indígenas de diferentes regiões do Estado e a situação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas mobilizaram à vinda da representante do governo federal, a ministra, Sonia Guajajara.

[Texto e foto: Bruno Zabka - Estagiário de Jornalismo | Colaboração: Janaína Souto | Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas