Parada da Diversidade será realizada no dia 3 de dezembro
29/11/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Paloma Batista

Programação terá edição especial da Expo Black
A 18ª Parada da Diversidade será realizada no dia 3 de dezembro, a partir das 14h, na praça 20 de Setembro, conhecida praça da Biblioteca, no Centro de São Leopoldo. Esta edição tem como tema “Amor Cura o Preconceito”. Os preparativos já começaram em novembro com festas descentralizadas. A 18ª Parada da Diversidade é promovida pela Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), e pelo Fórum LGBT do município. A Sedhu, por intermédio do Departamento de Igualdade Racial, também vai realizar uma edição especial da Expo Black nesta data.
Além de celebrar a diversidade, o evento promove o encontro e a socialização das pessoas LGBTs com a comunidade em geral, pois comumente elas não se sentem seguras em outros espaços. "O evento que vai ocorrer domingo faz parte da história de São Leopoldo e abrange muitas pessoas. Faço um convite aos munícipes e moradores da região para que compareçam na 18ª Parada da Diversidade. Será uma atividade fantástica", enfatiza a secretária de Direitos Humanos, Nadir Jesus.
“A Parada é um dia de comemorar as conquistas da população LGBTQIAPN+ e também mostrar que existimos, pagamos impostos e exigimos direitos e respeito”, destaca a representante do Fórum LGBT, Lolita Boom Boom.
Segundo a chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral Jacob, agir com respeito é o elo fundamental entre direitos humanos e diversidade. “Acolher nossas pluralidades e potencializá-las em prol de vidas dignas, via pertencimento, engajamento e acolhimento”, comenta. Adriângela ainda frisa que os shows da 18ª Parada da Diversidade iniciam às 14h com os DJs, às 16h ocorre a abertura oficial, enquanto às 17h30 será realizada a saída para caminhada com trios.
De acordo com o ouvidor municipal e integrante do Fórum LGBT, Daniel Passaglia, a população LGBT chegou a 19 milhões de pessoas autodeclaradas, representando 12% dos brasileiros, levando em conta os dados populacionais do IBGE de 2022. Uma pessoa LGBT foi assassinada a cada 32 horas por se identificar assim, conforme dados deste mesmo ano.
Por outro lado, o público LGBT alcançou algumas conquistas:
São Paulo elegeu pela primeira vez uma mulher trans, a Erika Hilton, como deputada federal.
Em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças.
Em São Leopoldo, a lei 6.010 reconhece a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero e estabelece penalidades, enquanto a lei 9.842/23 incluiu a nomenclatura de licença parental de 20 dias consecutivos, por nascimento ou adoção, a cônjuge ou companheira(o) de relacionamentos homoafetivos. A lei está em vigor desde 22 de junho de 2023. Outra alteração, a lei 9827/23, vigente desde 15 de junho, concede o equivalente ao salário-maternidade por 120 dias, prorrogáveis por mais 60, à servidora ou ao servidor em relacionamento homoafetivo.
O preconceito é crime! As denúncias contra homofobia podem ser feitas pelo 190 (em caso de urgência) ou pelo Disque 100.
Confira as atrações confirmadas na 18ª Parada da Diversidade:
Dj Dianna black
Laura
Gaby Quadras
Leka Moura
Bianka Berlusk
Abela Angel
Joel Netto
Aurora Rosa
Jennifer Porto
Melky Vetorrazy
Xandy Mattos
Luno
Degê Becker
Caio Diogo
RBD Cover
Stacy Lee
Matteus Mendes
Jullyana Rayker
MAKENZY MISTRESS
Ivy De la Foxx
Debby Thomas
Carol Roge
Kaliandra Burlamak
Bianca Barluk
Junas Dançarino
Geovana Shanshis
Xequematy
Ronei
18ª Expo Black
Concomitantemente à Parada da Diversidade, também será realizada a 18ª Expo Black, no mesmo local. A exposição reúne afroempreendedores e tem como objetivo mostrar a diversidade da cultura negra por meio do trabalho afro. Os visitantes podem conferir produtos artesanais variados que visam à sustentabilidade com itens como bonecas, acessórios, turbantes, cosméticos, toucas, roupas, entre outros. Apoiam esta edição, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) e o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).
SERVIÇO
18ª Parada da Diversidade de São Leopoldo
Data: Domingo, 3 de dezembro, a partir das 14h
Com shows e diversas atrações culturais
Local: praça 20 de Setembro (conhecida praça da Biblioteca)
Rua Osvaldo Aranha, no Centro de São Leopoldo
[Card: Paloma Batista | Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Colaboração: Bruno Zabka – Estagiário de Jornalismo | Scom/ PMSL]
Compartilhe:
de
0