Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Português como Língua de Acolhimento: migrantes da 6ª turma do curso se formam nesta sexta

12/12/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Bruno Zabka



A cerimônia de encerramento da sexta turma do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) será realizada nesta sexta-feira, 15 de dezembro, às 19h. A atividade contará com a entrega simbólica do Selo MigraCidades ao secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, que estará representando o prefeito Ary Vanazzi.

O curso é desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Programa de Educação e Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados (TARIN). Nesta edição, o projeto acolheu alunos de cinco nacionalidades: Cuba, Venezuela, Haiti, Marrocos e República Dominicana.

Objetivos do curso

Segundo a secretária de Direitos Humanos, Nadir Jesus, a proposta não visa apenas proporcionar a aprendizagem da língua portuguesa. “O PLAc também tem uma característica única de promover a participação dos migrantes nas práticas sociais do contexto em que vivem no Brasil”, salienta a titular da pasta.

Nadir Jesus complementa que as aulas possibilitam uma abordagem de aspectos culturais brasileiros, integrando os estrangeiros à comunidade local. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades linguístico-discursivas e de letramento em diferentes práticas sociais cotidianas, sendo contemplados com oportunidades de troca e sensibilização envolvendo a riqueza cultural de cada país.

Certificação

As aulas tiveram início em agosto deste ano totalizando 44 horas totais (30 horas presenciais + 14 horas assíncronas). Os encontros foram realizados na Unisinos e ministrados pela professora do curso de Letras, Graziela Hoerbe Andrighetti, que também atua como coordenadora do PLAc.

Os participantes que obtiveram frequência e entrega das atividades pedagógicas e avaliativas serão contemplados com o certificado de realização do curso. O documento atende às demandas trazidas por muitos migrantes com relação à comprovação de curso de Língua Portuguesa para fins de processo de naturalização.

Selo MigraCidades

O município de São Leopoldo recebeu o Selo MigraCidades 2023 pela quarta vez consecutiva. A homologação foi realizada no formato virtual, na última quinta-feira, 7 de dezembro, pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responsáveis pelo projeto. As boas práticas na administração de políticas públicas migratórias no município contribuíram para o cumprimento de todas as etapas do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local”. 

[Texto e foto: Bruno Zabka - Estagiário de Jornalismo | Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL]


 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas