Notícias
Utilidade Pública
Ronda Lilás promove palestra e ação de conscientização em São Leopoldo
28/08/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Nesta terça-feira (27), a Ronda Lilás da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo realizou uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a violência contra a mulher, como parte das ações do Agosto Lilás.
Durante a manhã, a equipe distribuiu panfletos na Estação da Trensurb em parceria com a Fundação La Salle e esteve na região central da cidade, em colaboração com o Centro Jacobina, reforçando a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência doméstica.
Além dessas ações, a Ronda Lilás também promoveu uma palestra de conscientização na Emef Padre Orestes, no bairro Santos Dumont, nesta terça-feira, a convite de três alunas do sétimo ano, que estão desenvolvendo um trabalho sobre o combate à violência contra a mulher. A iniciativa faz parte das ações da Ronda Lilás, voltadas para a sensibilização e educação sobre temas relacionados à violência de gênero.
Durante o encontro, as agentes abordaram tópicos importantes, como os cinco tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), os ciclos da violência e a importância de identificar e denunciar abusos. A palestra foi dirigida a alunos do sexto e sétimo ano, com idade média de 14 anos, proporcionando um momento de aprendizado e conscientização.
As alunas Raiane Nunes, Kamila Rodrigues e Nicoly Finotti, ambas com 13 anos, foram as responsáveis por organizar a atividade. Elas explicaram que o objetivo do trabalho é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de proteger as meninas e combater a violência contra a mulher. “Queremos uma escola, uma cidade, um Brasil e um mundo melhor”, afirmaram.
As estudantes destacaram que, muitas vezes, as mulheres se culpam e não denunciam os abusos que sofrem. Por isso, a presença da Ronda Lilás na escola foi fundamental para mostrar que existe apoio e que o silêncio não é a solução. “É importante saber que existe alguém por nós. Chamamos a Ronda Lilás para que as meninas entendam que existe ajuda e que não podemos nos calar”, concluíram as jovens.
Texto e Foto: Bianca Amábile – estagiária de Jornalismo
Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Editoriais
Utilidade Pública
Compartilhe:
de
0