Notícias
Prefeitura de São Leopoldo divulga programação do Novembro Negro
08/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Card: Divulgação Sedhu
A Prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), por intermédio do Departamento de Igualdade Racial. Sedhu, o Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo (Compotma), Núcleo de Educação das Relações Étnicos Raciais (Nerer) da Secretaria Municipal de Educação (Smed), entre outras instituições e entidades, estão realizando as atividades do Novembro Negro, que começaram no dia 5 e seguem até o dia 29 de novembro.
A programação alusiva ao mês da Consciência Negra tem como objetivo buscar o reconhecimento e a valorização da pluralidade étnica que marca a sociedade leopoldense e brasileira, valorizando a comunidade negra. Esta iniciativa também destaca tanto seu papel histórico como a sua contribuição contemporânea à construção nacional, assim como divulga, celebra e reflete sobre o mês de novembro, visando a participação da população negra no município e a integração das demais etnias de São Leopoldo.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Anderson Bittencourt (Mano Astral), destaca que o Novembro Negro é mais do que um marco, é uma ferramenta voltada para a reflexão e ação na luta antirracista em São Leopoldo, promovendo a conscientização e letramento étnico-racial. “Cada voz deve ecoar a importância da diversidade e da equidade, negro e não-negros, juntos, transformando nossa sociedade. Que não apenas novembro seja negro, mas que todos os dias sejam dedicados à celebração de nossas raízes, ancestralidade e à desconstrução dos preconceitos que ainda persistem, que haja valorização e o reconhecimento ao real protagonismo histórico e atual”, ressalta.
A chefe do Departamento de Igualdade Racial, Maiara Mesquita, afirma que “a data diz respeito às raízes históricas dos afrodescendentes, bem como à conscientização dos problemas causados pelo racismo. A consciência negra nos permite resgatar e valorizar a cultura fundamental no processo evolutivo através da história. Em especial, nós pretas de São Leopoldo, cidade berço da imigração alemã, temos mais do que nunca ter ciência da nossa história”, enfatiza. Maiara Mesquita reforça a importância da programação: “Que a população seja ativa nas muitas atividades de letramento racial que ocorrerão durante esse mês e perceba de fato que, no tempo em que vivemos não existe mais espaço para o racismo, é preciso ser antirracista e lutar por equidade.
Confira a programação completa através do link abaixo:
https://docs.google.com/document/d/1s2CS7IGqnMSQojDJ8_Qv4GFpW5GwHosWTKra2AywrRI/edit?usp=sharing
Texto: Kauane Santos – estagiária de Jornalismo
Card: Divulgação/Sedhu
Supervisão: Jornalista Vanessa Bueno – MTb. 11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0