Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeito Vanazzi decreta criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua

17/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pâmella Atkinson



Na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito Ary Vanazzi assinou o decreto que estabelece no município o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP RUA). A medida busca ampliar as políticas públicas voltadas a essa população, garantindo mais autonomia e participação social. O comitê será intersetorial, com a participação de secretarias municipais e representantes da sociedade civil.

Vanazzi frisou a importância do fortalecimento das políticas públicas no município que envolvam também a participação popular. “Quanto mais participação social nós temos, nós ampliamos e qualificamos a política pública. Quanto mais ampliamos a participação social, o espaço de governo para o debate, para a busca de alternativas e soluções, ampliamos, solidificamos e qualificamos essas políticas”, destaca o prefeito. 

O secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo, também falou sobre a importância da criação do CIAMP RUA. “O Comitê surgiu após várias reuniões entre Sociedade Civil e as Secretarias envolvidas, com a participação da população em situação de rua, e vai atuar na construção de toda a política para a população em situação de rua”, explica. O projeto se destaca por incluir a população de rua nas decisões para a criação e ampliação de políticas públicas para este grupo. “Hoje nada mais se faz sobre a população de rua sem ouvir essa população, então eles passam a ser sujeitos de construção política. Não mais nossa para eles, mas com eles. Acho que essa é a grande diferença com a criação do comitê”, finaliza Fábio Bernardo.

O comitê conta com a participação das Secretarias de Assistência Social (SAS), Direitos Humanos (SEDHU), Saúde (SEMSAD), Cultura e Relações Internacionais (SECULT), Habitação (SEMHAB), Segurança Pública e Defesa Comunitária (SEMUSP), representando o município, e representantes da  Assembleia de Usuários do CAPS AD, Fórum Municipal de Pessoas em Situação de Rua, Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Círculo Operário Leopoldense (COL) e usuários do Centro POP, representando as organizações da sociedade civil.

Texto foto: Pâmella Atkinson – estagiária de jornalismo
Supervisão: jornalista Valentin Thomaz – MTb 19048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas