Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

OPERAÇÃO RESGATE: Abordagem às pessoas em situação de rua quer identificar suas histórias e promover dignidade, saúde e direitos 

21/01/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Douglas DaLua

Promover uma abordagem humanizada e intersetorial às pessoas em situação de rua em São Leopoldo, visando identificar suas histórias, condições de saúde, vínculos com programas sociais, e garantir encaminhamentos adequados. Esse é o objetivo da Operação Resgate, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e com apoio das Secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Proteção Animal, Obras, Segurança Habitação, Gabinete do Prefeito, Direitos Humanos, Proteção à Mulher, Conselho Tutelar, Ministério Público, Ouvidoria, Conselho Municipal das Pessoas em Situação de Rua e Guarda Municipal. 


Os objetivos iniciais são identificar as condições de vida e as histórias dos moradores em situação de rua, além de realizar o cruzamento de dados para verificar vínculos com programas sociais, como Bolsa Família e aluguel social e avaliar as condições de saúde física e psiquiátrica, com suporte do CAPS Adulto. Estão também entre as ações posteriores, identificar a presença e retirar crianças das ruas, acionando o Conselho Tutelar sempre que necessário, verificar a presença de animais e encaminhá-los para assistência veterinária, entender a origem geográfica dos moradores e o tempo de permanência em São Leopoldo, articulando com outros municípios a volta dessas pessoas para suas casas. 

Locais e abordagem
Os locais das primeiras abordagens são a Avenida Mauá, ao lado da Estação São Leopoldo, Avenida Mauá, no posto de gasolina desativado e Avenida Mauá, entrada da Vila Progresso. Foram recolhidos nome e idade, cidade de origem e tempo em São Leopoldo, condições de saúde (física e mental), com avaliação do CAPS Adulto, cadastro em programas sociais (Bolsa Família, aluguel social), Presença de pets e necessidades específicas, presença de crianças ou adolescentes.

Texto: Laura Piffero - Jornalista MTB 15.683
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas