Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cachorro resgatado pela Sempa recebe alta e segue em recuperação

19/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação ONG Pata Santa

O cachorro resgatado pela Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa) após ser vítima de maus-tratos recebeu alta nesta terça-feira, 18 de março. O animal, da raça boxer, foi encaminhado para atendimento veterinário em estado gravíssimo e chegou a receber duas transfusões de sangue para sobreviver. Atualmente, segue em processo de reabilitação e ainda não está disponível para adoção.

A ONG Pata Santa assumiu a responsabilidade pelo cachorro, que recebeu o nome de Bento, que encaminhou o animal a um hospital veterinário de Canoas, onde permaneceu internado. Bento ainda possui uma ferida aberta decorrente da miíase (bicheira) e precisa ganhar peso antes de estar apto para uma nova família. O prognóstico é de que o processo de recuperação leve no mínimo dois meses. Ele também será castrado antes de ser disponibilizado para adoção.

O Secretário da Sempa, Claudio Giacomini afirma que o caso de Bento reforça a importância da denúncia de maus-tratos, pois somente por meio da ação da Sempa, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Civil, foi possível salvar a vida do animal. A ex-tutora de Bento havia recebido atendimento veterinário gratuito da prefeitura, incluindo medicamentos e procedimentos necessários, mas foi negligente com o tratamento e tentou se desfazer do cão, alegando que se tratava de um animal de rua. Giacomini reforça que maus-tratos a animais é crime e que a população deve denunciar situações semelhantes. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais e ajudam a salvar vidas como a de Bento.

Maus-tratos
A Lei 14.064/2020 determina, para quem maltratar cães e gatos a pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. As denúncias devem ser efetuadas preferencialmente na 2ª Delegacia de Polícia Civil - localizada na Avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, nº 829, no Bairro Jardim Viaduto - ou através de boletim de ocorrência online pelo  site da Polícia Civil (www.delegaciaonline.rs.gov.br) – após o BO deve ser encaminhado para a Sempa pelo e-mail: protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br.

As denúncias são averiguadas pela fiscalização da Sempa em ação conjunta com Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo. O patrulhamento ocorre às quartas e sextas-feiras, e verifica casos de denúncias de maus-tratos a animais.

Texto: Monique Marcolin - Jornalista 12.741
Foto: Divulgação ONG Pata Santa
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas