Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Programa Saúde na Escola inicia novo ciclo com ações em São Leopoldo

21/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Jéssica Dias

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início a um novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa, que acontece em ciclos bienais, registrou um crescimento significativo neste ano, com um aumento de 155% no número de escolas participantes. Agora, o programa abrange 7 escolas estaduais, 49 escolas municipais e 5 escolas de educação infantil conveniadas, fortalecendo a integração entre educação e saúde no município.

Uma das primeiras atividades desta fase iniciou no dia 13 de março e encerra nesta sexta-feira, 21, com estudantes do nono ano da EMEF Professora Maria Gusmão Britto. No dia 13, a turma participou de um cine-debate, que contou com a participação das coordenadoras municipais do PSE pela Semsad, a nutricionista Camila Hofmann e a psicóloga Fabiana Morales Farias; da Guarda Civil Municipal (GCM), Gomes; e a conselheira tutelar, Loreni Goes. 

Na ocasião, os alunos assistiram ao documentário “O Silêncio dos Homens”, que aborda os impactos da masculinidade tóxica e como a construção social imposta aos meninos pode afetar suas emoções ao longo da vida. O filme gerou grande interesse entre os estudantes, que permaneceram atentos a cada cena.

A coordenadora Camila Hofmann destacou a grande importância do PSE, por ser uma estratégia coletiva de levar informação e promover autonomia para os estudantes e a comunidade. “O programa também aproxima a escola da UBS e, consequentemente, fortalece o vínculo da comunidade com a rede de saúde. Isso permite a identificação de casos que necessitam de acompanhamento e garante suporte em situações mais graves”, destacou.

Após a exibição, foi realizada uma roda de conversa, permitindo que os alunos debatessem o tema e fizessem perguntas uns aos outros. Durante a discussão, o Guarda Municipal Gomes incentivou os meninos a refletirem sobre a cultura machista e a importância de expressar suas emoções. “Não podemos deixar todos os nossos sentimentos trancados. Conversar sobre o que incomoda com os amigos e a família deve ser algo natural”, ressaltou.

O que é o Programa Saúde na Escola?
Criado pelo Governo Federal em 2007 e implementado em São Leopoldo em 2010, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação. O objetivo é promover ações de prevenção e cuidado com a saúde dentro das escolas, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos territórios.

Temáticas do PSE
Neste ciclo (2025/2026), o programa abordará 14 temas diversos, conforme as normativas federais, com foco especial em cinco deles: Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção de ISTs/HIV e Saúde mental.

As atividades ocorrem por meio de dinâmicas com estudantes, professores e famílias, respeitando as necessidades específicas de cada escola. Além disso, as escolas podem buscar suporte de outras secretarias ou parceiros, como universidades, para ampliar as discussões.

A Prefeitura de São Leopoldo segue comprometida com o fortalecimento das ações de saúde nas escolas, garantindo que os alunos tenham acesso a informações essenciais para o cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Texto e Foto: Jéssica Dias – Estagiária de Marketing
Supervisão: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas