Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Smed recebe Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as relações Étnico-Raciais

26/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Iniciativa reconhece ações da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O selo integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), do MEC. O reconhecimento valoriza iniciativas educacionais voltadas à equidade racial e ao ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e quilombola. São Leopoldo foi um dos municípios que atendeu aos critérios para o recebimento do selo, a exemplo da adesão à PNEERQ, participação no Diagnóstico Equidade e desenvolvimento de ações na área. 

Conforme o titular da pasta de Educação, Falcão Mello, “ficamos honrados com este reconhecimento significativo por seu compromisso com a construção de uma educação antirracista e a promoção da igualdade racial. O selo homenageia a Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, uma mulher gaúcha que foi pioneira na luta contra o racismo e na defesa de uma educação que respeite e valorize a diversidade. A educação e a inclusão é uma das bandeiras que mais defendo em minha vida pública como servidor. O recebimento deste selo se deve ao Centro Municipal de Educação Inclusiva Paulo Freire (CEMEI), da Smed, que se empenhou para implementar com eficiência e qualidade a Lei 10.639/2003”.

“Investir em Políticas Públicas comprometidas com a equidade racial, requer uma ação conjunta e articulada que reúne diferentes entes federativos. São Leopoldo está fazendo sua parte, propondo um projeto formativo que reúne teoria e prática, buscando o reconhecimento por meio do Selo Petronilha e a constante ampliação do investimento numa educação comprometida com a busca por igualdade de oportunidades e valorização dos grupos étnicos que fazem parte da história da cidade. Por isso, o Selo Petronilha representa um marco, primeiro, porque reconhece os esforços empenhados para fortalecer políticas de equidade racial, além de oferecer subsídios para o fortalecimento e o cumprimento da Lei”, destaca a diretora do CEMEI, Cláudia Filereno.

Texto: Daiane Mendes MTB: 14.582   
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas