Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Semurb detalha projeto de melhoria e fluidez no trânsito de São Leopoldo

30/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Manoela de Aguiar Farias

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), por meio da Diretoria de Mobilidade Urbana, elaborou um conjunto de metas e ações com foco na melhoria da fluidez e segurança viária em São Leopoldo. O planejamento contempla medidas de curto, médio e longo prazo, com ações já em andamento.

Entre as iniciativas de curto prazo, que serão realizadas até o final de 2025, estão a manutenção da sinalização vertical e horizontal, especialmente no entorno de escolas, principais avenidas e na área central; atendimento a demandas específicas como áreas para carga e descarga, redutores de velocidade e pontos críticos de congestionamento; recuperação e construção de abrigos nas paradas de ônibus e a elaboração de estudos técnicos para resolver os principais gargalos de tráfego, com base em dados do Observatório de Segurança Urbana (SEMUSP).

Segundo a secretária Cladis Magnani, o projeto é essencial para identificar os principais pontos de congestionamento e acidentes, viabilizando soluções mais eficazes e seguras para a mobilidade urbana. "Algumas melhorias já foram implementadas, como a redução de congestionamentos na Avenida São Borja com Avenida Renato Karnal, por meio de ajustes no tempo semafórico para conversão à direita. Também foi promovida maior fluidez e segurança na Avenida João Corrêa, em frente à EMEF Gusmão Britto, com intervenções similares. Além disso, houve pintura de sinalizações em diversas regiões e a alteração de sentido de via nas ruas Cajú e Jacob Oscar Becker para reduzir riscos de acidentes", afirma a secretária.

As próximas intervenções previstas incluem a implantação de novos semáforos, melhoria da sinalização horizontal e vertical e a criação de binários. As ações abrangerão diversas ruas da cidade, priorizando aquelas com alto fluxo de trânsito e registros recorrentes de acidentes.

Os locais a serem contemplados são definidos a partir de estudos técnicos, solicitações da comunidade via ouvidoria e indicações de vereadores, além do mapeamento contínuo de pontos críticos. Um dos locais que está recebendo intervenções nesta semana é o bairro Vicentina, com ações de sinalização.

A Semurb destaca que o município também está em processo de desenvolvimento do seu Plano de Mobilidade Urbana, com diretrizes que visam promover melhorias estruturais e sustentáveis para o trânsito a longo prazo.

Texto: Manoela de Aguiar Farias - Estágio de Jornalismo.
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas