Prefeitura zera fila de exames de espirometria
13/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro G. Selistre

Uma boa notícia para quem precisa exames de espirometria em São Leopoldo: a fila foi zerada na rede municipal de saúde. Pacientes, que esperavam por meses a sua vez, agora realizam o exame em até dez dias.
O avanço se viabilizou por meio de parcerias. A primeira com implantação do programa AbraçAr, do laboratório Boehringer Ingelheim, que possui três eixos: capacitação, diagnóstico e suporte. Somado a isso, a Unisinos que, do por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), ajudou a adquirir dois equipamentos para exames instalados no Centro Médico Capilé.
“Com a aquisição dos equipamentos e profissionais treinados, conseguimos desafogar uma demanda que há tempos existia. Em fevereiro, quase 1 mil pessoas aguardavam. Hoje são 50 dentro de um fluxo normal encaminhado pelas unidades”, explicou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Os exames de espirometria servem para medir a quantidade de ar nos pulmões e diagnosticar casos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é um espectro de doenças que inclui a bronquite crônica e o enfisema. Com o resultado correto em mãos, é possível iniciar o tratamento com eficiência e rapidez.
Texto: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0