Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura amplia vacinação contra HPV para adolescentes até 19 anos

13/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Romeu Finato

Atendendo recomendação temporária do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Leopoldo ampliou a faixa etária de cobertura da vacina HPV (papiloma vírus) até 19 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é proteger adolescentes entre 15 e 19 anos incluídos no ano passado no calendário de vacinação. Antes, a vacina era destinada para o público dos 9 aos 14 anos.

O imunizante, aplicado em única dose, está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) com sala de vacina. A transmissão do HPV ocorre principalmente por via sexual, mas também pode ocorrer por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.

O HPV de alto risco está presente em 58,6% das pessoas não vacinadas, segundo estudo do Ministério da Saúde. “Estamos elaborando um troteiro para, na sequência, levar a vacina até as escolas”, apontou a secretária Kelbe Gonçalves.

 

Unidades básicas com vacina

 

Cohab Duque, Cohab Feitoria, Santo André, Santa Marta, Rio Branco, Parque Mauá, Scharlau, São Cristóvão, Pinheiro, Trensurb, Materno, Paim, Brás, Santos Dumont, Padre Orestes, Rio dos Sinos, Imigrante, Madezzati, Campestre, Vicentina e Campina.

 

Texto e foto: Romeu Finato – Jornalista Mtb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas