Notícias
São Leopoldo realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
16/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato

A sexta-feira, dia 16, foi marcada pela realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento, ocorrido no Auditório do Centro Medianeira, teve como principal objetivo ampliar a participação social e contribuir para a formulação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade, além de se firmar como um marco local no enfrentamento à LGBTFobia, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTFobia, celebrado em 17 de maio.
As conferências são espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada, promovendo o debate, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas. Em São Leopoldo, a iniciativa marca um avanço significativo, especialmente após a criação do Projeto Piloto do Ambulatório LGBTQIA+, implantado há um ano no município. Atualmente, mais de 100 pessoas estão em acompanhamento contínuo, sendo acolhidas por uma equipe multiprofissional que atua com respeito e foco nas especificidades da população LGBTQIA+.
“Momentos como esses são fundamentais para construir diretrizes e fortalecer a rede de proteção e cuidado. Queremos habilitar o ambulatório em Brasília para buscar recursos. É um governo que quer construir, humanizar, transformar e incluir”, destacou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Sobre o debate
Os debates foram estruturados em quatro eixos temáticos: Enfrentamento à violência contra pessoas LGBTQIA+; Trabalho digno e geração de renda, Interseccionalidade e internacionalização e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O secretário de Direitos Humanos David Santos falou da necessidade do diálogo ser constante e reafirmou que a secretaria é um ponto de convergência. “Queremos trazer essa discussão para a mesa, não só na parada de diversidade, e sim o ano todo. Somos parceiros das demandas que a cidade apresenta. A secretaria está de portas abertas para as discussões e se coloca como estrutura de encontro.”
A conferência foi organizada pelo Comitê Técnico de Saúde da População LGBTQIA+ e pela Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), com o tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, em acordo com a temática da 4ª Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025. Antes disso, haverá a etapa estadual entre os dias 27 e 29 de junho de 2025, em Porto Alegre.
Texto e foto: Romeu Finato – Jornalista Mtb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0