Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e Governo Federal alinham plano de trabalho para viabilizar novas moradias para famílias atingidas pela enchente de 2024

19/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro Selistre

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, esteve reunido com o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, na Sala de Reuniões do Gabinete no Centro Administrativo. O encontro teve como objetivo o alinhamento no trabalho para viabilizar as unidades habitacionais para as famílias que perderam suas moradias com a enchente em 2024 em São Leopoldo. 

O prefeito Heliomar apresentou um panorama das ações do município no enfrentamento das dificuldades vindas em consequência das cheias e para o sistema de proteção. Acompanharam a reunião, o secretário de Habitação, Rodrigo Bach, o gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação, Giordano Zani, o superintendente Executivo de Habitação da Caixa Federal do Vale do Sinos, Ricardo Daros; o gerente de Habitação da Caixa, regional Vale do Sinos, Guilherme Fernandes; e Magda Eloisa Rafaldini, técnica da Defesa Civil Nacional, que participou de modo on-line, e deu orientações. Após a conversa com o prefeito, as autoridades visitaram as obras do condomínio Moradas Caibaté.

“Temos prioridade total na reconstrução das casas. Têm pessoas que não conseguiram voltar para suas casas, perderam absolutamente tudo. No que depender de nós, vamos dar total celeridade a esse processo”, enfatizou o prefeito Heliomar Franco.

O secretário Rabelo contou que o Governo Federal está, desde a tragédia, se aproximando das prefeituras para acompanhar a evolução do cadastramento de famílias e a apresentação de projetos para que tenham acesso aos recursos destinados pela União. Rabelo recebeu o prefeito Heliomar em Brasília, em fevereiro, quando o chefe do executivo expôs a situação do município. As reuniões de trabalho do município com o Governo Federal ocorrem periodicamente. “É um orçamento recorde, com atenção especial e próxima junto às prefeituras. Temos uma equipe dedicada a isso e, do nosso lado, estamos vendo essa recepção e atenção por parte da prefeitura. Acredito que, em algumas semanas, começamos a resolver o assunto das famílias, os planos de trabalho e vamos começar a ver resultados aqui em São Leopoldo em breve”, destacou Augusto Rabelo.

O ministro ressaltou que São Leopoldo já tem cerca de 500 unidades habitacionais contratadas ou em obra. O município já está com as obras do empreendimento Moradas Caibaté em andamento, com previsão de 160 unidades; o Moradas do Inhanduy, já contratado para 160 unidades.

As alternativas para que as famílias tenham suas novas moradias, tratadas na reunião foram, à curto prazo, o financiamento ‘Compra Assistida’ e, de médio prazo, a construção unidades habitacionais. “Vejo tudo isso com uma perspectiva positiva. Acho que o prefeito e o secretário têm dado atenção a esse assunto. A parceria com o governo federal, como eu costumo dizer, é republicana, é aberta. Temos o objetivo de cumprir aquilo que o presidente Lula determinou para a gente, que é: nenhuma família ficar sem sua casa”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Bach, o município está trabalhando para a finalização dos laudos de vistorias das casas, que serão encaminhados para a Defesa Civil Nacional. Esta nova contratação contempla 2.500 moradias, faltando apenas 500 vistorias. Anteriormente o município já havia emitido 3.572 pareceres. Estes dados vão embasar o planejamento das novas unidades.  

Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb. 11.299
Colaboração: Laura Piffero e Eduarda Toledo 
Foto: Pedro Selistre/ PMSL
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas