Notícias
Projeto Artesanato de Fibra RS teve oficina no espaço Sicredi da Feitoria
20/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Sulino Camargo

São Leopoldo sediou, neste fim de semana, a primeira oficina do Projeto Artesanato de Fibra RS, com um evento realizado no espaço Sicredi Pioneira, localizado no bairro Feitoria. No sábado (17) e domingo (18), das 9h às 17h, artesãs inscritas participaram de um intenso programa de formação, troca de experiências e valorização da cultura tradicional gaúcha.
Promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, através da SEDETTEC e Economia Solidária, o projeto tem como objetivo fortalecer o trabalho de mulheres que utilizam fibras vegetais naturais , como taquara, butiá, banana e palha de milho, na produção artesanal. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio da capacitação técnica e da geração de renda sustentável.
Durante os dois dias de evento, todas as participantes receberam alimentação e o material necessário para o aprendizado, totalmente custeados pelo projeto. Esse apoio reforça o compromisso com a inclusão social e o acesso igualitário à formação profissional.
Entre as autoridades presentes no evento, estiveram Tatiana Laschuk, diretora do Projeto Artesanato de Fibra do RS, Patrícia Rosa, agente de relacionamento da Sicredi Pioneira, o diretor da Economia Solidária, Mauro Steffen e o diretor de Turismo de São Leopoldo, Sulino Camargo, que destacou a relevância do projeto na promoção da expressão cultural local.
Com este evento em São Leopoldo, o Projeto Artesanato de Fibra RS dá continuidade a uma série de oficinas que percorrerão outras regiões do estado, consolidando-se como uma política pública estratégica para o fomento ao artesanato tradicional gaúcho, com base nos princípios da economia solidária.
Texto: Júlia da Veiga Siqueira - estagiária de Comunicação Digital
Supervisão: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0