Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Restauro do Museu do Trem de São Leopoldo avança com início das obras internas

23/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Vivian Vaz

Nesta quinta-feira, 22, arquitetos e fiscais da obra de restauro do Museu do Trem de São Leopoldo estiveram no local para acompanhar o andamento da execução. Neste momento, os trabalhos concentram-se nas intervenções internas da antiga estação. A restauração do Museu é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), órgão ao qual o Museu é vinculado.

Conforme o cronograma, a área externa foi isolada para garantir a segurança durante a obra, que atualmente inclui o lixamento das paredes. Participaram da visita os arquitetos responsáveis pelo projeto de restauro, Luiz Fernando Rhoden e Tales Beier, da empresa Recyklare, além da equipe da Diretoria de Projetos (Depro), representada pelos arquitetos Artur Spagnol e Renata Albernard, que atuam como fiscais da obra. “O encontro teve como objetivo o alinhamento de detalhes do projeto entre a empresa executora, os projetistas e a equipe de fiscalização”, sinalizou Renata. 

Segundo a secretária de Cultura e Relações Internacionais, Lionella Goulart, o processo de restauro teve início com atenção especial à preservação do acervo e da memória do espaço, assegurando sua integridade durante as obras e destacou o cumprimento do cronograma. “A equipe da empresa responsável já está no Museu, e agora começou o lixamento das estruturas internas. A parte externa foi devidamente isolada para garantir a segurança e o bom andamento dos trabalhos. Esta é uma etapa importante para que possamos, em breve, entregar esse espaço restaurado à nossa comunidade”, afirmou. 

O coordenador de Patrimônio Público e Coordenador do Museu, Michel Quevedo, e a historióloga Cinara Isolde Koch Lewinski acompanham de perto o andamento das atividades. A previsão é de que a obra seja concluída em até seis meses, período em que o espaço permanecerá fechado para visitação.

Sobre o projeto

No dia 14 de abril de 2025, o início das obras foi autorizado oficialmente em um evento comemorativo aos 151 anos da inauguração da primeira linha férrea do Estado, realizada na mesma data no ano de 1874. Na ocasião, o prefeito Heliomar Franco ressaltou a importância histórica do Museu e das ações de preservação da memória da população leopoldense. “Essas paredes guardam história. Valorizamos o passado, nossos ancestrais e os esforços que ajudaram a construir a cidade que temos hoje”, destacou.

O investimento total da obra é de R$ 823.056,02, viabilizado por meio do programa Finisa, da Caixa Econômica Federal. A previsão de conclusão é de até seis meses, período durante o qual o museu permanecerá fechado para visitação.

O projeto de restauro busca preservar as características originais da antiga estação, incorporando melhorias como climatização, nova iluminação cênica, mobiliário e materiais expográficos, qualificando ainda mais o espaço para receber o público no futuro.

 

Texto: Patrian Matheus Gomes - Estagiário de Comunicação com colaboração de Vivian Vaz, estagiária de comunicação do Museu do Trem 
Foto: Vivian Vaz
Supervisão: Vanessa Bueno - Jornalista MTb. 11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas