Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria de Assistência Social reforça ações para proteger pessoas em situação de rua com a chegada do frio intenso

28/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Eduarda Toledo

Com a previsão de queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias, a Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), intensificou as ações voltadas à proteção e ao cuidado das pessoas em situação de rua. Há mais de uma semana, as equipes de abordagem social estão atuando de forma ampliada, circulando diariamente pelos principais pontos da cidade com o objetivo de oferecer acolhimento, acesso à rede de serviços e proteção emergencial.

Nesta semana, as abordagens noturnas foram programadas para a terça-feira (27), quinta-feira (29) e domingo (1º/06), dia em que está prevista a virada do tempo com queda brusca de temperatura. Nestas ocasiões, as equipes estarão nas ruas orientando sobre os serviços disponíveis, oferecendo roupas de inverno e encaminhando pessoas para acolhimento.

A Campanha do Agasalho foi intensificada e, junto ao Centro POP, está promovendo a distribuição de agasalhos adequados ao frio. O Centro POP segue com atendimento ampliado, oferecendo almoço, escuta especializada e encaminhamentos para emissão de documentos, benefícios sociais e vagas de acolhimento. Apenas na tarde de segunda-feira, 26, foram atendidas 35 pessoas no serviço.

Para os próximos dias, a Prefeitura também prepara a ação ¿Inverno POP¿, uma mobilização conjunta entre as equipes da Assistência Social e da Saúde, que incluirá vacinação contra a gripe, orientações sobre prevenção à tuberculose e cuidados com a saúde no frio. A ação busca proteger essa população das doenças respiratórias comuns no inverno, além de fortalecer o vínculo com os serviços públicos.

Além do atendimento diário, foram reservadas vagas específicas na República municipal para acolher emergencialmente pessoas que aceitarem sair das ruas neste período de maior risco.

¿A Secretaria de Assistência Social permanece em estado de atenção constante, com plantões e articulação em rede para garantir respostas rápidas e humanas para quem mais precisa¿, destaca a titular da pasta e primeira-dama do município, Simone Dutra.

Texto: Laura Piffero ¿ Jornalista MTb.: 15.638
Foto: Eduarda Toledo
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas